4.FST

Fórum Sindical dos Trabalhadores – FST: Criado no dia 30 de julho de 2003, por iniciativa de 288 Federações e 14 Confederações, representando cerca de 9.000 sindicatos, o Fórum Sindical dos Trabalhadores – FST nasceu como resposta às propostas do governo – do seu Fórum Nacional do Trabalho, FNT – que propunha, entre outros, a pluralidade sindical, contra as conquistas e direitos dos trabalhadores.

A organização sindical brasileira e os direitos sociais, frutos de décadas de lutas e conquistas, foram alvos constantes de ataques e calúnias, ao longo dos últimos anos de governo neoliberal, apoiado por grandes interesses internacionais. O FST – Fórum Sindical dos Trabalhadores, no dia 13 de maio de 2008, em Brasília – DF, reuniu trabalhadores de todo o Brasil que representaram milhares de entidades sindicais e analisaram a pretensão do governo federal de alterar, contra o interesse de toda classe trabalhadora, a estrutura sindical. Mas a esperança não tem dono, nunca foi posse de um governo ou de um partido, ela não é propriedade privada de quem quer que seja…. é, ao contrário, um belo fenômeno emocional, sublime, que se atrela e se agrega aos que têm fé nas causas justas, quando se luta. E foi assim que essa teimosia, esperança, chegou à Brasília, na cacunda, nos olhos, nas consciências de dois mil e oitocentos trabalhadores, trabalhadores que compareceram para dizer não aos interesses neoliberais e para afirmar que estão na briga pela manutenção da unicidade sindical, pela redução da jornada de trabalho, pela aprovação das Convenções 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho, pelo respeito aos aposentados e pensionistas e pela reforma agrária ampla e necessária, com respeito e cuidado ao meio ambiente. No grande momento do dia 13 de maio, não foram só dois mil e oitocentos que ocuparam o Planalto Central. Foi muito mais: a representação de milhões de trabalhadores de todo o país, com suas lutas, seus sonhos e suas  expectativas em dias, com esperança!