FECOMBASE – Referências

Salvador: Av. Sete de Setembro, 176 – Centro.

Telefone/Fax: (71) 3329-2496

E-mail: fecombase@fecombase.com.br

Conceito

Federação – é formada por um conglomerado de sindicatos, desde que representem a maioria absoluta de um grupo de atividades ou profissões idênticas, similares ou conexas. As federações são constituídas por Estados ou nacionalmente. É permitido a qualquer federação, para o fim de lhes coordenar os interesses, agrupar os Sindicatos de determinado município ou região filiados a ela. As federações poderão ser estaduais, interestaduais ou nacionais.

Existe uma “hierarquia” sindical. É a escala das organizações sindicais que parte dos sindicatos, que constituem a base, para constituição das “Entidades de Grau superior” que compõem a pirâmide. Em geral, todas as normas aplicáveis aos sindicatos servem também para as federações.

Objetivo

A FECOMBASE, como toda federação tem objetivos mais elevados que o dos sindicatos. Estes, fundamentalmente, tendem a beneficiar um grupo de determinados trabalhadores, na maioria das vezes por municípios e micro regiões; as federações, como a FECOMBASE, aspiram, de forma bem abrangente, à defesa da classe, geralmente em nível estadual ou regional – existem, ainda, em alguns casos as federações em nível nacional.

Representação do Sindec

José Carlos Cabral de Carvalho – Diretor Efetivo do SINDEC – é, também, membro da Diretoria Efetiva da FECOMBASE; sendo seu Diretor de Patrimônio.

Ijail Francisco Amaral – Diretor Efetivo do SINDEC – é, também, membro suplente da Comissão de Ética e Disciplina da FECOMBASE.