CNTC – Referências

Fone: 61 3217-7100    Fax: 61 3217-7122

E-mail: cntc@cntc.com.br

Conceito

Confederação – é formada por um conglomerado de federações ou sindicatos nacionais, desde que representem a maioria absoluta de um grupo de entidades (federações ou sindicatos nacionais) representativas de outras entidades de atividades similares, de profissões idênticas ou conexas. As Confederações são constituídas nacionalmente. Na “hierarquia” sindical, na escala das organizações sindicais que parte dos sindicatos, que constituem a base, para constituição das “Entidades de Grau superior”, a Confederação, em si tratando de categorias específicas, fica no topo da pirâmide. Em geral, todas as normas aplicáveis aos sindicatos e federações servem também para as confederações.

Objetivo

A CNTC, como toda confederação tem objetivos mais elevados, em face da sua atuação no contexto nacional. A CNTC, entidade sindical de grau superior, com sede e foro no Distrito Federal, e base territorial em todo o País, foi constituída para fins de coordenação, orientação, defesa e legal representação das categorias profissionais que integram os diversos grupos de Trabalhadores no Comércio.