Negociação Salarial

Embora o termo comumente usado seja “Negociação Salarial”, essa negociação se dá enfocando todos os elementos da relação de trabalho concernentes à Convenção Coletiva. Existe uma data-base. No caso do SINDEC é 1º de maio de cada ano. Pode-se considerar a negociação como um dos processos mais importantes da demanda sindical, pois envolve a categoria através de assembléia geral obrigatória para proposição, discussão e aprovação de “Pauta de Reivindicação”. A Pauta aprovada é encaminhada ao Sindicato Patronal e, a partir daí, se estabelece um calendário de reuniões em que as comissões vão negociar. Na Comissão Laboral, além da participação dos Diretores do Sindicato – e de possíveis Trabalhadores da categoria indicados – é imprescindível a presença do Assessor Jurídico – por diversas razões no âmbito do conhecimento, esclarecimento e orientação – mas, principalmente,  levando em conta que as Convenções Coletivas de Trabalho, também, são elementos de composição dos Ordenamento Jurídico Trabalhista. A Convenção tem força de lei e alcança todos os estabelecimentos da categoria na base do Sindicato.