Mediação

Nesse departamento são feitas as mediações – através de reuniões coordenadas por diretores do Sindicato entre trabalhador ou trabalhadores e empresa, com a finalidade de chegar à situação de “acordo” – em processo da relação de trabalho estremecida por algum motivo, ou, especialmente, em caso de descumprimento das normas trabalhistas pela empresa.

Como funciona: A diretoria do sindicato toma conhecimento do problema, através de informação do/s próprio/s trabalhador/es, analisa a situação, define a data da reunião juntamente com o/s trabalhador/es e convida a empresa.

Observações: Nesse caso é fundamental e necessária a presença do/s trabalhador/es, tanto na exposição da problemática, quanto na reunião propriamente dita com a empresa.

Orientação

Nesse departamento são passadas orientações de caráter informativo que ocorrem na freqüência média de 150 por mês, solicitadas por trabalhadores e trabalhadoras do comércio de Teixeira de Freitas – referente a seus procedimentos a ser seguido, perante o desrespeito às normas trabalhistas impostos por empregadores – principalmente, no descumprimentos da Convenção Coletiva de Trabalho.

Como funciona: Diretores do SINDEC de plantão atendem a esses/as trabalhadores/as, ouvindo-os/as e esclarecendo-os/as quando aos seus direitos e deveres.

Observações: Nesse caso, apesar da informação poder ser por telefone, é necessário e fundamental, também, que o/a trabalhador/a compareça pessoalmente para um diálogo e conseqüente compreensão dos esclarecimentos.