30 de outubro, Dia dos/as Comerciários/as – 88 anos de lutas

images_740x400

Dia 30 de outubro é a data consagrada ao Comerciário. A origem deste dia em que se comemoram as grandes conquista do passado e do presente, hoje representa um dia de resistência às ameaças aos direitos conquistados.

Há exatamente 88 anos, os comerciários protagonizaram na cidade do Rio de Janeiro, então capital da República, um episódio que marcaria definitivamente o sindicalismo brasileiro. Antecedidos por um processo sindical iniciado em 1908, um grande número de trabalhadores criou a União dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro, onde os caixeiros (como eram chamados os empregados no comércio), os escriturários, os guarda-livros e outros se uniram contra os abusos e contra a escravidão a que eram submetidos pelos comerciantes.

Em 1932, 24 anos depois, no dia 29 de outubro, às 10 horas da manhã, numa marcha memorável, motivados pela necessidade de melhorias laborais e diante de uma jornada de  trabalho escaldante, degradante e desumana, de até 12 horas diárias, centenas de Caixeiros reuniram-se no Largo da Carioca e foram se somando a outros profissionais até chegar ao Palácio do Catete (então sede do governo federal) com o grupo já multiplicado em mais de cinco mil pessoas. Getúlio Vargas, presidente do Brasil, os recebeu na sacada do Palácio e, naquele memorável dia foi assinado o Decreto Lei 4042/32, que reduziu a jornada de trabalho de 12 para 8 horas diárias, extensiva para todas as categorias brasileiras. O decreto-lei 4.042/32, foi publicado no Diário Oficial da União no dia seguinte, 30/10/1932, por isso 30 de outubro é o “Dia do Comerciário”.

Os frutos dessa luta dos Comerciários foram estendidos a todos os trabalhadores brasileiros que passaram também a ter suas jornadas de trabalho regulamentadas nos mesmo moldes.

A Diretoria do Sindec parabeniza a todos os comerciários e comerciárias pelas lutas e conquistas e, como repesentante atenta,  os/as convoca para que sigam avante na defesa dos seus direitos.

Categoria dos Comerciários Regulamentada

No dia 14 de novembro de 2012, numa votação histórica, os deputados votaram e aprovaram a regulamentação da Categoria dos Comerciários. A conquista da regulamentação reflete anos de luta de uma das categorias mais importantes e sofridas do país; reflete uma luta árdua, mas persistente, de companheiros valorosos por esse país afora; reflete o empenho  de sindicalistas comerciários, das Federações de Comerciários, da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio; e, sobretudo, com o apoio de parlamentares despojados que se fizeram presentes ao lados dos comerciários nos momentos difíceis dessa luta como o Senador Paulo Paim – justamente por ser ele, também, sindicalista e  trazer impregnados na alma os anseios dos trabalhadores de todas as categorias do país.