21 de Setembro, especial “Dia da Árvore” no Brasil

images (4)_740x400

 

Dia 21 de março cultua-se o Dia Mundial da Árvore. Porém no Brasil, especificamente, o dia 21 de setembro é comemorado, também, como o Dia da Árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera por aqui. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída em 1965.

Com a chegada da primavera, as árvores ganham nova vida e abrem-se em lindas flores que dão origem à novas árvores. A primavera traz uma alegria contagiante, tudo, as próprias cidades são contagiadas, pois se enchem de flores de todas as cores.

Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre e por fornecer uma tintura. Também, o jacarandá, o mogno e o pinheiro se encontram nas mesmas condições de extinção.

São as árvores que fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.

Em face das necessidades dos homens na construção de moradias e melhoria das suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição. O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na região amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações. O homem, onde quer que ele esteja, precisa ter essa consciência.

 

Texto: Jussara de Barros

Graduada em Pedagogia

 

 

images (6)_740x400

 

 

A Importância das Árvores para o Meio Ambiente

 Blog do Farina

 

De maneira geral, todos nós, independente do grau de instrução, temos consciência da importância das árvores na nossa vida. E não falo apenas das florestas, os grandes nichos de biodiversidade, como a Amazônia. Cada árvore tem a sua importância particular, devido à função que exerce para o microclima em que está inserida.

A importância das árvores me foi reforçada por um texto que li no ”ecolnews”, um site especializado em notícias sobre sustentabilidade. O texto ressalta, em números, o tamanho da importância de contarmos – nas cidades, principalmente – com uma arborização plena, que nos traga conforto térmico e visual. 

Diariamente, uma árvore com 13 metros de altura absorve cerca de 250 litros de nutrientes que são dissolvidos no solo, transportando-os até o mais alto de suas folhas; as folhas, por sua vez, absorvem o gás carbônico (CO2), matéria bruta para a transformação dos sais minerais em carboidratos. Durante esse processo uma árvore de porte médio libera aproximadamente 2 metros cúbicos de oxigênio puro. 

As raízes são os órgãos de alimentação, fixação e sustentação. Todas as plantas funcionam como fábricas de matéria orgânica e produzem alimento para quase todos os animais sob a forma de raízes, folhas, flores, frutos e sementes. Quando comemos carne, estamos comendo o capim que o boi comeu e transformou em sua própria carne. Calcula-se que uma árvore de porte médio transpira o equivalente a 60 litros d’água por dia, lançando vapor ao ser redor. 

As árvores são eficientes removedoras de poeiras nas ruas. Uma pesquisa feita na Alemanha demonstrou que o teor de partículas de poeira em ruas arborizadas é de apenas 25% em relação às não arborizadas. 

Por isto, as árvores podem refrescar muito uma rua, um bairro, uma cidade e uma nação. Uma árvore de porte médio tem o mesmo poder deresfriamento de quatro máquinas de ar condicionado. 

De suas folhas, raízes e frutos extraem-se óleos e substâncias medicinais para fabricação de remédios. A copa das árvores quebra o impacto das gotas de chuvas e, ao mesmo tempo, o solo fica coberto por uma camada de folhas e galhos secos que caem das árvores formando um excelente adubo orgânico, sendo que essa camada que se forma por cima do solo funciona como uma esponja que absorve a água que cai de mansinho por entre a folhagem das copas. Essa água irá penetrar devagar na terra e alimentar as águas dos lençóis freáticos. 

As árvores são seres vivos que nascem, crescem, se reproduzem e morrem!

Respeitar a natureza é respeitar a vida!

Texto: Fernando de Barros (engenheiro civil, especialista em Gestão Ambiental)

 

 

images (5_740x400

 

 

 “Vamos Apreciar a Natureza e as Árvores da Mesma Maneira que Apreciamos a Arte”

Blog: Árvores Vivas

 

 “Cada árvore é única na sua textura, cor, cheiro, folhas, flores e frutos, não tem frente e nem costas, crescem para todos os lados e continuamente, querendo abraçar e acolher todos que chegam à sua volta. Ela nos fornece alimento, ar, sombra e muitos materiais, com os quais podemos desenvolver incontáveis produtos aplicando nossa sabedoria e criatividade. Está sempre presente – como um símbolo maior, marcante e sábio. Acompanham nossas histórias, gerações após gerações, nunca se fazendo indiferente à presença do ser humano, ao contrário, sempre nos dando muito do que necessitamos. Porém, com o tempo, nós passamos simplesmente a tirar o que precisamos, sem medir as consequências do que deixaríamos para o futuro.

A humanidade aprendeu e cresceu muito pesquisando suas propriedades. As mais variadas religiões e culturas sempre valorizaram sua presença como ser vegetal de presença análoga à do homem. Desde pequenos sentimos e experimentamos as árvores em nossas vidas, mesmo que de uma forma inconsciente… Mas com a vida moderna das grandes cidades, nos transformamos em pessoas individualistas e fragmentadas criando uma cisão no nosso contato com a natureza.

 

A essência da beleza humana está protegida dentro da nossa alma, assim como uma semente que a árvore gera para se multiplicar. Todo nosso potencial e valores estão dentro dessa semente que temos que cuidar alegremente, dando condições para esses valores tão belos brotarem, crescerem e inspirarem… E podemos acessá-los através do cuidado, respeito e amor com outros seres da natureza!”

 

Texto: Juliana Gatti 

 

 

images (1)_740x400

 

 

A importância das Árvores

 

  • Uma grande árvore pode providenciar as necessidades de oxigênio para nossa existência.
  • Retém CO2.
  • Árvores podem reduzir a incidência de asma, câncer de pele e doenças relacionadas ao estresse, pois ajudam a diminuir a poluição do ar, promovem sombreamento e um ambiente atrativo, calmo e adequado para recreação.
  • Ajudam a reduzir em até 10% o consumo de energia por meio do efeito de moderação climática local.
  • Desenvolvem um papel importantíssimo no ecossistema pois são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade.
  • Árvores reduzem poluição sonora e os ventos, mantendo umidade do ar e chuvas regulares.
  • Fornecem base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos.
  • Promovem saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes.
  • Beleza natural para nossos olhares e almas.

 

 

Floresta na Califórnia tem as mais antigas árvores do planeta Foto: Rick Goldwaser / Wikimedia

Floresta na Califórnia tem as mais antigas árvores do planeta Foto: Rick Goldwaser / Wikimedia

Tel.: 73 3291.2849
Rua Mauá, 54 - Teixeira de Freitas - Bahia
sindectf@uol.com.br