SINDEC: Uma história incontestável de construções

Para o capitalismo o lucro é o que interessa, o resto é, simplesmente, resto. È assim que pensa e agem muitas das empresas que atuam no nosso país, estado e na nossa cidade que, para satisfazer a sua ambição de lucro, obrigam os funcionários a situações de exploração extrema e jornadas de trabalho que extrapolam as leis e os preceitos convencionais.

O sindicato é o antídoto, o remédio, para combater essa prática inumana, ambiciosa e egoísta de muitos empregadores denunciando-os ao Ministério do Trabalho, ao Ministério Público do Trabalho e agilizando as ações de cumprimento na Justiça do Trabalho, além das diversas ações diárias necessárias para a garantia dos direitos dos trabalhadores.

No âmbito do comércio de Teixeira de Freitas, o SINDEC, nos vinte e oito anos de sua existência, tem sido esse antídoto, esse remédio, eficiente contra as práticas de maus empregadores, na defesa enfática, radical e compromissada dos comerciários e das comerciárias de Teixeira de Freitas.

A história do SINDEC nesse tempo de sua existência vem-se constituindo numa história de construções: a construção de um sindicato como instrumento forte, sério, humanista (por isso humilde, na sua relação diversa), que referencia, valoriza e representa a classe comerciária onde for necessário; a construção de uma Convenção Coletiva de Trabalho eficiente que mantenha as conquistas históricas e busque novas conquistas tanto em termos salariais, como em termos sociais; mas, acima de tudo a construção da identidade de uma categoria: a do/a comerciário/a para que o sistema saiba e, acima de tudo, respeite a sua forma de ser e do seu comprometimento enquanto órgão de defesa dos trabalhadores.