OAB faz protesto em Teixeira de Freitas, com participação das centrais e sindicatos

oab 817_740x400

Em face da dramática situação da Justiça do Trabalho de Teixeira de Freitas, pelo acúmulo de processo e a consequente morosidade e demora nas audiências e despachos, foi realizada no dia 03 de março de 2015 – sob a coordenação da OAB local, presidência do Dr. Alberto Barbosa Rocha – uma manifestação em frente à Vara do Trabalho de Teixeira de Freitas.

Na pauta de reivindicação dos advogados o principal e fundamental ponto é a instalação da segunda Vara do Trabalho em Teixeira de Freitas para equilibrar a demanda e desafogar a instituição que atende uma micro região de mais de quinhentos mil habitantes.

oab 693_740x400

Foi um movimento pacifico organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, subsecção Teixeira de Freitas, com o objetivo de mostrar para a Justiça do Trabalho da 5º Região e a Corregedoria do Trabalho, a situação que está a Vara do Trabalho de Teixeira de Freitas. Foi realizado um ‘Grande Abraço’ no Palácio da Justiça do Trabalho num gesto simbólico de carinho e respeito para com a instituição que, apesar das condições atuais de funcionamento, é patrimônio da sociedade.

oab 859_740x400

O protesto teve início às 8:00 horas, com mensagens do presidente da OAB, de vários advogados e advogadas, dos sindicalistas e teve, além do grande abraço simbólico, a passeata. Presente muitos advogados de Teixeira de Freitas e da região do Extremo Sul (mais de cem, segundo informação da OAB), além de representantes da imprensa local, das centrais sindicais UGT – União Geral dos Trabalhadores, a CUT e a CTB e dos seus sindicatos representados como o SINDEC, o SINTREXBEM, o  SINDIBANÁRIOS e o SINTISCESB.

oab 233_740x400

A passeata saiu da Justiça do Trabalho contornou dois quarteirões, num percurso de mais ou menos mil e quinhentos metros, passando pela Avenida Getúlio Vargas e retornando à Justiça do Trabalho, onde foram retomadas as deliberações dos advogados sobre os próximos passos do movimento.

oab 712_HDR_740x400

Segundo Dr. Alberto: “São mais de 2.600 (dois mil e seiscentos) processos por ano, mais de 2.000 (dois mil) processos em andamento, audiências sendo marcadas para o próximo mês de outubro, uma situação de total deterioração da Vara de Trabalho”.

oab 786_740x400