Ações do Sindec: Condições de Trabalho, Saúde e Segurança

condições-de-trabalho..._740x400

Numa grande ação da atividade sindical, juntamente com um Técnico de Segurança do Trabalhado, o SINDEC, visando o cumprimento da Cláusula 44ª da Convenção Coletiva de Trabalho que trada das Condições de Trabalho, Saúde e Segurança, inerentes às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, NR 5 CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, NR 6 EPI – Equipamento de Proteção Individual, NR 7 PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, NR 9 PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, NR 17 Ergonomia e NR 24 Condições sanitárias, vem, desde agosto de 2014, realizando visitas de inspeção nas empresas.

Nas inspeções realizadas, as irregularidades detectadas são anotadas pelo técnico que avalia, também, a documentação existente, exigida por lei, especialmente a NR 5 – CIPA, a NR 6 – EPI, a NR 7 – PCMSO e a NR 9 – PPRA, as quais são confrontadas com a realidade e porte da empresa.

No caso das irregularidades, tanto no aspecto prático quanto no aspecto documental, elas são especificadas em relatórios. Esses relatórios são encaminhados às empresas irregulares com a recomendação da correção dos problemas, ou denunciadas imediatamente ao Ministério do Trabalho a depender da gravidade.