Convenção Coletiva de Trabalho, um “Documento Histórico”

A NEGOCIAÇÃO SALARIAL para o SINDEC visa garantir os direitos históricos conquistados ao longo dos 25 anos do Sindicato em Teixeira de Freitas e visa, acima de tudo, ampliar essas conquistas nos planos econômico e social para a categoria.

Das Lutas, Conquistas e Organização emergem os direitos, especialmente definidos na Convenção Coletiva de Trabalho. A Convenção Coletiva de Trabalho, que é o resultado das negociações entre trabalhadores e patrões através das entidades sindicais representativas (os Sindicatos dos Trabalhadores e Patronal), é um conjunto de normas, além da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e dos dispositivos da Constituição Federal, que definem todas as regras na relação trabalho-capital, no nosso caso, no âmbito do comércio de Teixeira de Freitas e seus distritos. Aqui a Convenção Coletiva de Trabalho é firmada entre o SINDEC e o Sindicato Patronal e expressa as normas e conquistas especiais da categoria.

Vale ressaltar que os direitos trabalhistas são resultados das lutas e das conquistas dos/as trabalhadores/as no âmbito sindical. Ninguém, nenhum representante de qualquer dos três poderes ou de qualquer outra natureza, jamais, ‘deu/doou’ algum direito aos trabalhadores. Todos os direitos foram conseguidos a suor e sangue no decorrer da história. E precisam ser garantidos! Antes das lutas sindicais e dos movimentos operários não existia normas reguladoras para a relação trabalho-capital. A exploração era brutal, constante e desumana. Por isso, é fundamental a atuação das categorias de trabalhadores para conquistar direitos – onde quer que elas aconteçam.

Está prestes a iniciar as negociações para a Convenção Coletiva de Trabalho 2015/2016 – e a assinatura de mais um documento fundamental e histórico!

Indiscutivelmente, faz-se necessária a união dos/as comerciários/as de Teixeira de  Freitas em torno dessas negociações para 2015/2016. E cada trabalhador/a do comércio tem de assumir seu papel na história… para início de conversa, exigindo, no seu local de trabalho, os direitos já conquistados!