2º Encontro de Lideranças Sindicais dos Comerciários da Bahia

fecombase-1-740x400

O 2º Encontro de Lideranças Sindicais dos Comerciários da Bahia trouxe a Salvador dezenas de companheiros dos diversos sindicatos em todo o Estado. O evento que aconteceu no dia 19 de dezembro na sede da FECOMBASE durou todo o dia e contou com duas palestras, uma na parte da manhã e outra a tarde.

A convidada especial do encontro, que palestrou sobre Sistema Mediador, Homolognet e Atualização Sindical no CNES, foi a chefe do SERET (Seção de Relações do Trabalho) da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Daiane Reis Santos que tem como Superintendente do Trabalho a Dra. Isa Maria Lelis Costa Simões, elucidou as duvidas dos líderes sindicais sobre este tema onde desde sempre é de extremo interesse dos companheiros pois ainda gera muitas dúvidas.

Durante a tarde o tema Conjuntura Sindical, Sistema SESC/SENAC e Frente Parlamentar dos Comerciários nos Municípios foi discorrido pelo presidente da federação e diretor na CNTC, Marcio Fatel. “Agora somos comerciários reconhecidos como profissionais, este ano foi de acertos e debates estratégicos de como lidaríamos com a novidade e arrumando formas de valorizar as nossas conquistas, 2015 definitivamente é de praticas. Vamos a luta!”, convoca o presidente.

Já presente em pelo menos metade dos estados brasileiros, a Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários (FPC), iniciativa suprapartidária, lançada no Congresso Nacional em agosto de 2013 por requerimento do deputado federal Roberto Santiago (PSD), tem o objetivo de ampliar o espaço de debate das causas dos trabalhadores do comércio dentro do Poder Legislativo em todas as instâncias.

O encontro teve representantes de Vitória da Conquista, Ilhéus, Candeias, Eunápolis, Coaraci, Sr. Do Bonfim, Jaguaquara, Catu, Jequié, Vera Cruz, Jacobina, Alagoinhas, Feira de Santana, Alcobaça, Ipiaú, Itapetinga, Lauro de Freitas, Poções.

Fonte: site da FECOMBASE