Criada a Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários de Teixeira de Freitas

IMG_1791_740x400

Com a grande presença dos comerciários, a Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, acatando uma reivindicação do Sindicato dos Empregados no Comércio de Teixeira de Freitas – SINDEC, juntamente com este, protagonizou um momento histórico que marca definitiva e positivamente a competência dos dois órgãos na história de Teixeira de Freitas e, por que não dizer, na história da Bahia… pois foi a primeira Câmara de Vereadores, com sua sensibilidade, a acolher a proposta e aprovar a criação de uma Frente Parlamentar desse nível no interior do estado.

A criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários de Teixeira de Freitas ocorreu em Sessão Solene na noite do dia 31 de julho, com o auditório lotado. Na composição da Mesa, da esquerda para a direita, o 1º Secretário da Câmara Municipal, Vereador Domingos Donato; o presidente do SINDEC, José Carlos Cabral de Carvalho; o Presidente da Câmara de Vereadores, Vereador Ronaldo Alves Cordeiro; o Presidente da FECOCMBASE – Federação dos Empregados no Comércio e de Bens e Serviços do Estado da Bahia, Marcio Luiz Fatel; e o Secretário de Organização da União Geral dos Trabalhadores UGT/BAHIA, Marcelo Lavigne.

A mesa representativa dos tra balhos

A mesa representativa dos trabalhos

O Presidente da Câmara Municipal, condutor dos trabalhos, agradeceu as presenças de todos, especialmente dos comerciários que, nas suas palavras, “terão a luta fortalecida com o empenho e determinação dos vereadores da casa legislativa”; e enfatizou: “estamos realizando um trabalho pioneiro, pois a Câmara de Teixeira é a primeira da Bahia a oficializar o seu apoio à Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários”; e falou, ainda, “da importância da Frente parlamentar no apoio das reivindicações dos trabalhadores e consequente fortalecimento da categoria comercial”.

Ronaldo Alves Cordeiro – Presidente da Câmara Municipal

O primeiro contacto entre a diretoria do SINDEC e os vereadores para formação da Frente Parlamentar ocorreu numa reunião interna da Câmara no dia 16 de junho, em que os diretores José Carlos Cabral de Carvalho e Ijail Amaral foram recebidos pela casa. Para José Carlos Cabral (SINDEC), “a frente desempenhará um papel importante em prol do comércio… é um marco na história da Câmara e da entidade sindical”. José Carlos elogiou o compromisso assumido pelos vereadores e abordou questões importantes que afligem os comerciários da cidade elencando alguns pontos fundamentais da pauta como: manutenção da legislação que determina o descanso no domingo, o transporte público, saúde e segurança do comerciário e a insensibilidade do INSS nas negativas de benefício aos comerciários necessitados.

José Carlos Cabral de Carvalho – Presidente do SINDEC

O presidente da FECOMBASE, Marcio Luiz Fatel, ressaltou a importância da chegada da frente parlamentar à Bahia em dezembro de 2013. “A Frente Parlamentar será um importante instrumento para que possamos conscientizar os parlamentares de nossas bases sobre as condições de trabalho precárias que muitos profissionais de nossa categoria estão enfrentando em várias localidades”, afirmou; e parabenizou o acontecimento, saudando os comerciários presentes, os vereadores e a diretoria do SINDEC pela disposição, celeridade e empenho na criação da Frente em Teixeira de Freitas; falou da importância desse entrelaçamento; e concluiu trazendo a saudação do Presidente da CNTC – Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio, Levi Fernandes Pinto.

Márcio Luiz Fatel – Presidente da FECOMBASE

O Secretário de Organização da União Geral dos Trabalhadores – UGT/BAHIA, Marcelo Lavigne, representando o Presidente da UGT/BA, Magno Lavigne e o Presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah, parabenizou a Criação da Frente no município de Teixeira de Freitas como um importante acontecimento para a história dos trabalhadores comerciários do Estado da Bahia. Falou da importância da atuação conjunta entre o Parlamento Municipal e o SINDEC na caminhada em defesa dos direitos dos Trabalhadores do Comércio, “a maior categoria de trabalhadores do país, só regulamenta em 2013”, enfatizando, ainda, que a UGT, segunda maior central do país, é que aglomera o maior número de Sindicatos de comerciários e trabalhadores comerciários do Brasil.

Marcelo Lavigne – Secretário de Organização da UTG/BA

O objetivo da instalação da Frente nos Estados e Municípios tem como necessidade principal apurar a realidade das relações trabalhistas e aproximar os trabalhadores dos parlamentares de sua base para buscar soluções… com esse motivo a diretoria do SINDEC procurou a Câmara Municipal e contou com a disposição dos vereadores para a criação da Frente Parlamentar em Teixeira de Freitas. Desde o primeiro contacto no dia 16 de junho, nas visitas de entendimento ocorridas aos gabinetes de todos os vereadores, a recepção foi prazerosa.

Diretores do SINDEC e os Vereadores Domingos Donato, Joanilton Rodrigues, Tomires Barbosa, Gilberto Lemes e Ariston Pinheiro da Comissão Parlamentar em Defesa dos Comerciários.

Em destaque os/as vereadores: Gilberto Lemes, Erlita de  Freitas, Joanilton Rodrigues e Tomires Barbosa

Em destaque os/as vereadores: Gilberto Lemes, Erlita de Freitas, Joanilton Rodrigues e Tomires Barbosa

Em destaque os vereadores Adalgiso Jardim, Agnaldo da Saúde,  Ariston Pinheiro, Ailson Cruz e José Vicente dos Santos

Em destaque os vereadores Adalgiso Jardim, Agnaldo da Saúde, Ariston Pinheiro, Ailson Cruz e José Vicente dos Santos

Em destaque, o vereador Milton Resende

Na foto, os vereadores presentes, diretores do SINDEC,  Marcio Fatel e Marcelo Lavigne

Na foto, os vereadores presentes, diretores do SINDEC, Marcio Fatel e Marcelo Lavigne

Os Presidentes, José Carlos, do SINDEC, Ronaldo Cordeiro, da Câmara Municipal e Márcio Fatel, da FECOMBASE

HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DA FRENTE NO BRASIL E NA BAHIA

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários foi lançada em âmbito nacional na Câmara dos Deputados em agosto de 2013, por iniciativa do deputado federal Roberto Santiago com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), tornando-se a maior frente parlamentar do Congresso, já na época, com a assinatura de mais de 250 deputados e 22 senadores, uma das maiores frentes já formadas. Uma iniciativa suprapartidária do Congresso Nacional com o apoio de senadores e deputados federais para chegar também aos estados e municípios buscando ampliar as bases com deputados estaduais e vereadores. Levi Fernandes Pinto, presidente da CNTC, lembrou que a pauta é extensa, mas que o comerciário está acostumado a lutar. “O trabalhador brasileiro é um guerreiro por natureza, e nós, comerciários, somos a maior categoria profissional deste país e, portanto, somos o maior exército de trabalhadores e guerreiros do Brasil”, enfatizou. “Depois da conquista da regulamentação da profissão, lei sancionada em março deste ano, a Frente Parlamentar se constitui num marco ímpar em nossa história, pois agora os 12 milhões de comerciários que representamos terão voz e interlocução oficial dentro do poder”, ressaltou Levi.

Na Bahia, caravanas de comerciários e representantes de sindicatos de vários municípios lotaram a Assembleia Legislativa que lançou, em dezembro de 2013, a Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários no Estado. Teixeira de Freitas esteve presente, com a participação de José Carlos Cabral de Carvalho, presidente do SINDEC, Vanderlei Miguel dos Reis, diretor. A instalação da Frente na Bahia foi parte da estratégia da direção nacional da CNTC de levar a iniciativa a todos os estados brasileiros. O deputado Álvaro Gomes, Coordenador da Frente na Bahia, abriu o evento ressaltando “A importância da criação da Frente Parlamentar dos Comerciários em todo o Brasil, a maior já instituída no Congresso Nacional”, disse. Para Márcio Fatel, presidente da FECOMBASE, a Frente representa um novo espaço para que as demandas e anseios dos comerciários sejam valorizados. “Estamos em plena campanha de valorização do trabalhador comerciário e precisamos estar cada vez mais unidos para que as batalhas que travamos sejam vitoriosas”, ressaltou.

Site do SINDEC – Fotos: Cley Marcos