4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Bahia

cest 0_740x400

Com o tema Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Dever do Estado ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de julho 2014, no Fiesta Bahia Hotel, em Itaigara na cidade de Salvador a 4ª Conferência Estadual de Saúde do trabalhador e da trabalhadora. O evento foi promovido pelos Conselhos Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES), Governo do Estado da Bahia, SUS, Ministério da Saúde e Governo Federal.

Depois dos diversos debates ocorridos na primeira etapa em todas as regiões do Estado, envolvendo Secretárias Municipais de Saúde, profissionais da saúde e os movimentos sociais através das associações, sindicatos e centrais sindicais a 4ª Conferência veio corroborar para consolidação de uma serie de propostas elencadas, buscando soluções para o melhoramento da saúde de forma geral – nos municípios, na região e no estado.

A solenidade de abertura foi fundamental com as apresentações e integração do coletivo. Depois do credenciamento dos delegados cocorreu a leitura e aprovação do regulamento, que norteou o evento para quatro subeixo temáticos em quatro painéis: o 1ª Painel teve a explanação de Graça Druck da UFBA, com o tema O Desenvolvimento Socioeconômico e Seus Reflexos na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nas Regiões de Saúde e no Estado da Bahia; o 2º Painel teve a explanação de Maria do Socorro de Souza do CNS, com tema Fortalecimento da Participação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, da Comunidade e do Controle Social nas Regiões de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; o 3º Painel teve a explanação de Jandira Maciel da UFMG, com o tema Efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da trabalhadora (PNTS), Considerando os Princípios da Integralidade e Intersetoralidade nas Três Esferas de Governo; o 4º Painel teve a explanação de Ronald Ferreira do CNS, com o tema Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nos Munícipios, Estados e União.

DSC04359_740x400

O SINDEC – Sindicato dos Empregados no Comércio de Teixeira de Freitas esteve presente nos dois momentos desse importante processo de debate da saúde do trabalhador: no âmbito do município, em maio de 2014, com a participação dos diretores Nelson Almeida Santos, Gilvane Dias dos Santos, Leandro Gomes da Silva e José Carlos Cabral de Carvalho; e nessa 4ª Conferencia Estadual, com a participação de Gilvane dos Santos Dias e Leandro Gomes da Silva para afirmação das propostas que poderão ser implantadas para uma saúde de qualidade para os trabalhadores da cidade e região. Foram eleitas 76 propostas escolhidas como prioritárias para o estado; e 12 como prioritárias para ser debatidas no próximo mês de novembro na Conferencia Nacional e ser realizada em Brasília.

cest 2_740x400