SINDEC: Campanha Salarial 2014-2015 – O andamento das negociações

charge logo_740x400

Comunicado de adiamento da  reunião de negociação com o Sindicato Patronal

Aos Trabalhadores e Trabalhadoras do comércio de Teixeira de Freitas, a diretoria do SINDEC vem informar que a reunião de negociação com o Sindicato Patronal, com mediação do Ministério do Trabalho, inicialmente divulgada para o dia 21 de maio, foi adiada. Duas reuniões estão agendadas para a continuidade das negociações:

A primeira no dia 27 de maio (terça-feira), às 16:00 horas, na sede do Sindicato Patronal; a segunda no dia 28 de maio (quarta-feira), às 14:00 horas, mediada pelo Ministério do Trabalho, na sede da Gerência local do Órgão.

Reunião de negociação com o Sindicato Patronal, em 07 de maio

No dia 07 de maio, com início às 15:30 horas, ocorreu a nona reunião de negociação entre o SINDEC e o Sindicato Patronal para Convenção Coletiva de Trabalho 2014/2015.

Pelo SINDEC, participaram da reunião os diretores José Carlos Cabral de Carvalho – Presidente; Leandro Gomes da Silva; Ijail Francisco Amaral; e o Dr. José Antônio Barbosa – Assessor Jurídico; além da representação de base do SINDEC, com a presença de vários companheiros e companheiras da Comissão dos Trabalhadores.

A Comissão de Negociação do SINDEC reafirmou a proposta anterior: R$ 790,00 para o piso principal; R$ 750,00 para o piso auxiliar; e índice de 7.3% de aumento para os demais pisos e para os salários maiores; e extensão da compensação de 8 horas extras mensalmente a todo os setores da ativade comercial. A Comissão Patronal apresentou a proposta: R$ 780,00 para o piso profissional; R$ 750,00 para o piso auxiliar (e durante a experiência do profissional); e 6.5% de aumento de forma geral para os demais pisos e os salários maiores… proposta relacionada a outras condicionantes envolvendo aumento e extensão da compensação de horas extras a todos os setores do comércio, alteração na Cláusula 37ª da Convenção Coletiva que trata de uma indenização especial para os demitidos com mais de 45 anos de idade e que tenham 3 anos efetivos na mesma empresa… além da flexibilização para contratação a tempo parcial com pagamento de salário parcial

Reunião de negociação com o Sindicato Patronal, em 29 de abril

No dia 29 de abril, às 15:30 horas, ocorreu a oitava reunião de negociação entre o SINDEC e o Sindicato Patronal.

Pelo SINDEC, participaram das reuniões os diretores José Carlos Cabral de Carvalho – Presidente; Leandro Gomes da Silva; Gilvane dos Santos Dias; Nelson Almeida Santos; Ijail Francisco Amaral; e o Dr. José Antônio Barbosa – Assessor Jurídico.

Depois de ampla discussão, na reunião que terminou as 19:00 horas, relativamente aos pisos e índice de aumento, a Comissão de Negociação do SINDEC apresentou a seguinte proposta novamente revisada: R$ 790,00 para o piso principal; R$ 750,00 para o piso auxiliar; e índice de 7.3% de aumento para os demais pisos e para os salários maiores. Em contraproposta, a Comissão Patronal apresentou: R$ 780,00 para o piso profissional; R$ 750,00 para o piso auxiliar (e durante a experiência do profissional); e 6% de aumento de forma geral para os demais pisos e os salários maiores… proposta relacionada a outras condicionantes envolvendo extensão da compensação de horas extras a todos os setores do comércio e alteração na Cláusula 37ª que trata de uma indenização especial para os demitidos com mais de 45 anos de idade e que tenham 3 anos efetivos na mesma empresa.

As partes voltarão a se reunir no dia 07 de maio, quarta-feira às 15:30 horas, para continuidade das negociações.

Reuniões de negociação com o Sindicato Patronal, em 23 e 25 de abril

Nos dias 23 de abril às 15:30 horas, e 25 de abril às 17:00 horas, ocorreram a sexta e sétima reuniões de negociação entre o SINDEC e o Sindicato Patronal.

Pelo SINDEC, participaram das reuniões os diretores José Carlos Cabral de Carvalho – Presidente; Leandro Gomes da Silva; Ijail Francisco Amaral; e o Dr. José Antônio Barbosa – Assessor Jurídico.

Na reunião de 23 de abril, a Comissão de Negociação do SINDEC tinha apresentado aos representantes do Sindicato Patronal as seguintes propostas de pisos e índices de aumento revisadas: R$ 790,00 para o piso principal; R$ 755,00 para o piso auxiliar; e índice de 7.5% de aumento para os demais pisos e para os salários maiores. Já a contraproposta patronal, apresentada na reunião de 25 de abril – de R$ 775,00 para o piso principal; e 5.8% de aumento de forma geral para os demais pisos e o salários maiores – destoou, numa diferença significativa, da proposta revisada e apresentada pelo SINDEC. Por isso, a Comissão de Negociação dos Trabalhadores pediu aos negociadores patronais uma reconsideração e o aumento dos valores para a próxima reunião.

Ainda, na reunião, ficou definida a abertura do comércio no dia 10 de maio, sábado, até às 18:00 horas em face do movimento que antecede o dia o Dia das Mães – domingo, dia 11 de maio. O intervalo para almoço no sábado, dia 10, será de 2 horas; e as horas extras tem de ser pagas conforme determina a Convenção Coletiva de Trabalho, já no contracheque de maio.

No dia 09 de maio, sexta-feira, o comércio funcionará normalmente. Em contrapartida, no dia 12 de maio, segunda-feira, o comércio será fechado em comemoração do aniversário da cidade.

Reunião de negociação com o Sindicato Patronal, em 11 de abril

No dia 11 de abril, às 7:00 horas, ocorreu a quinta reunião de negociação entre o SINDEC e o Sindicato Patronal.

Pelo SINDEC, participaram da reunião os diretores José Carlos Cabral de Carvalho – Presidente; Leandro Gomes da Silva; Vanderlei Miguel dos Reis; Ijail Francisco Amaral; e o Dr. José Antônio Barbosa – Assessor Jurídico; além da representação de base do SINDEC, na presença de companheiros e companheiras da Comissão dos Trabalhadores.

Nessa reunião foi observada a proposta da reunião anterior de discussão e enxugamento de outros pontos de proximidade para aceleração do processo de negociação. Depois da reunião, ainda no dia 11 de abril, o Sindicato Patronal encaminhou documento ao SINDEC formulando contraproposta com percentual de 5.5% (cinco e meio por cento) de aumento geral.

Reunião de negociação com o Sindicato Patronal, em 04 de abril

No dia 04 de abril, às 7:00 horas, ocorreu a quarta reunião de negociação entre o SINDEC e o Sindicato Patronal.

Pelo SINDEC, participaram da reunião os diretores José Carlos Cabral de Carvalho – Presidente; Leandro Gomes da Silva; Ijail Francisco Amaral; e o Dr. José Antônio Barbosa – Assessor Jurídico; além da representação de base do SINDEC, na presença de companheiros e companheiras da Comissão dos Trabalhadores.

Além dos pontos convergentes entre a proposta patronal relativa à Convenção Coletiva de Trabalho em vigor e a Pauta de Reivindicação do Sindec já aprovados na reunião anterior, foi observada a proposta de análise de outros pontos de proximidade entre a pauta e a CCT atual para um segundo enxugamento. Nessa reunião os empregadores se comprometeram em apresentar uma contraproposta às reivindicações econômicas, índice de aumento e pisos, já para a próxima reunião está marcada para dia 11 de abril às 7:00 horas.

Reunião de negociação com o Sindicato Patronal, em 28 de março

No dia 28 de março, às 7:00 horas, ocorreu a terceira reunião de negociação entre o SINDEC e o Sindicato Patronal.

Pelo SINDEC, participaram da reunião os diretores José Carlos Cabral de Carvalho – Presidente; Leandro Gomes da Silva; Ijail Francisco Amaral; e o Dr. José Antônio Barbosa – Assessor Jurídico.

Nessa reunião ficou acertados e aprovados todos os pontos convergentes entre a proposta patronal relativa à Convenção Coletiva de Trabalho em vigor e a Pauta de Reivindicação do Sindec. A próxima reunião, que está marcada para dia 04 de abril às 7:00 horas, começa tratar da discussão mais aprofundada que é a negociação dos pontos divergentes no plano social – além das questões econômicas.

Reunião da Comissão de Negociação do SINDEC, em 26 de março

No dia 26 de março, às 18:30 horas, ocorreu, na sede administrativa do SINDEC, mais uma  reunião da Comissão de Negociação do SINDEC composta por diretores e trabalhadores da base da categoria. Foi mais uma reunião prévia para análise, debate e avaliação dos pontos discutidos com o Sindicato Patronal na reunião de 21 de março e preparatória para próxima reunião de negociação com o Sindicato Patronal em 28 de março.

Reunião de negociação com o Sindicato Patronal, em 21 de março

No dia 21 de março, às 7:00 horas, ocorreu a segunda reunião de negociação entre o SINDEC e o Sindicato Patronal.

Pelo SINDEC, participou da reunião os diretores José Carlos Cabral de Carvalho – Presidente; Leandro Gomes da Silva; Ijail Francisco Amaral; e o Dr. José Antônio Barbosa – Assessor Jurídico.

A exemplo do que ocorreu na primeira reunião que iniciou com a revisão da Convenção em vigor enxugando os pontos convergentes, a segunda completou a tarefa de enxugamento – um critério de comum acordo entre as duas classes negociadoras – para facilitar as discussões posteriores.

A próxima reunião está marcada para o dia 28 de março, às 7:00 horas, na sede do SINCOMÉRCIO.

Reunião da Comissão de Negociação do SINDEC, em 20 de março

No dia 20 de março, às 18:30 horas, ocorreu na sede administrativa do SINDEC, a reunião da Comissão de Negociação do SINDEC composta por diretores e trabalhadores da base da categoria escolhidos na Assembleia de Tirada de Pauta em 26 de janeiro. Essa comissão estará sempre reunindo, previamente, para análise, debate e avaliação dos pontos a serem tratados em cada reunião de negociação com o Sindicato Patronal.

Reunião de negociação com o Sindicato Patronal, em 14 de março

No dia 14 de março, às 15:30 horas, ocorreu a primeira reunião de negociação entre o SINDEC e o Sindicato Patronal, para entendimento sobre a nova Convenção Coletiva de Trabalho dos comerciários a vigorar de abril de 2014 a março de 2015.

O SINDEC encaminhou a Pauta de Reivindicação ao Sindicato Patronal (SINCOMÉRCIO) desde o dia 30 de janeiro. Mas só agora, quarenta e cinco dias depois, foi possível a primeira reunião – adiada por solicitação patronal.

Nas primeiras reuniões, tradicionalmente, ocorre uma revisão da Convenção em vigor para enxugamento dos pontos convergentes – e de comum acordo entre as duas classes negociadoras – para facilitar as discussões posteriores.

A próxima reunião está marcada para o dia 21 de março, às 7:00 horas, na sede do SINCOMÉRCIO.