1º de Maio – UGT e SINDEC na Grande Manifestação de 2014

União Geral dos Trabalhadores - UGT Bahia e Sindicato dos Empregados no Comércio de Teixeira de Freitas - SINDEC organizam o 1º de Maio com outras entidades

União Geral dos Trabalhadores – UGT Bahia e Sindicato dos Empregados no Comércio de Teixeira de Freitas – SINDEC organizam o 1º de Maio com outras entidades

A UGT – União Geral dos Trabalhadores e o SINDEC – Sindicato dos Empregados no Comércio de Teixeira de Freitas presentes na comemoração do dia 1º de Maio de 2014, em Teixeira de Freitas. A organização do evento foi promovida pela UGT e pelo SINDEC, além das centrais CTB, CUT e Força Sindical e seus Sindicatos vinculados no município e na região.

maio 14 950_740x400

Neste ano de 2014, mais uma vez os trabalhadores atenderam a convocação do SINDEC e da UGT. Milhares de Comerciários juntamente com Trabalhadores de diversas categorias compareceram no Ato Público no centro da cidade, transformando o Primeiro de Maio local em mais uma grande manifestação histórica, comum e significativa para toda a classe trabalhadora.

O evento teve inicio às 16:00 horas com apresentação de excelentes artistas locais: o Grupo de samba Cadência Carioca e a Banda de Pagode Segura o Gueto durante duas horas de apresentação fizeram a alegria da galera, trabalhadores e trabalhadoras, que já lotavam a praça. Na sequência, foi o momento das falações onde os representantes dos sindicatos e das centrais abordaram temas importantes relativos a Pauta Nacional de discussão das Centrais Sindicais como Fim do Fator Previdenciário, Manutenção da Atual Política de Reajuste do Salário Mínimo, Redução da Jornada de  Trabalho para 40 horas Semanais; Não ao PL 4330 da Terceirização e Precarização do Trabalho, Destinação de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a  Educação e Aplicação de 10% do Orçamento da União na Saúde, entre outras reivindicações.

maio 14 992_740x400

O Presidente do SINDEC representando os Trabalhadores e as Trabalhadoras do comércio de Teixeira de Freitas, José Carlos Cabral de Carvalho, na sua fala, lembrou da importância histórica do Dia 1º de Maio e dos motivos do reconhecimento de uma data que conclama à reflexão; denunciou o abuso do excesso de jornada de trabalho no comércio local sem o pagamento das horas extras devidas; denunciou a prática dos assédios moral e sexual e conclamou os comerciários e comerciárias a procurar a entidade sindical para relatar as ocorrências. Sobre a Campanha Salarial SINDEC 2014/2015, José Carlos falou da negociação em andamento, denunciando a intransigência patronal no desinteresse e recusa em discutir pontos, especialmente fundamentais, da Pauta de Reivindicação.

maio 14 4007_740x400

O Secretário Geral do SINDEC Ijail Francisco Amaral, representando a UGT-Bahia, fez  uma rememoração histórica do 1º de Maio em Teixeira de Freitas, os momentos difíceis, as conquistas dos trabalhadores e das trabalhadoras e da necessidade contínua da organização da classe trabalhadora para o enfrentamento dos desafios que são muitos e exaltou a presença em massa dos trabalhadores e trabalhadoras na praça como valorização da proposta de um chamado para reflexão.

Na foto o jovem, feliz ganhador da Moto 0 KM

O tradicional sorteio, com prêmios variados, é uma das tônicas da grande manifestação de 1º de Maio. Na foto o jovem, feliz ganhador da Moto 0 KM

Como ocorrem todos os anos, não pode faltar o tradicional sorteio de prêmios. Dessa vez foram sorteados uma bicicleta, um tablet, três TVs e uma Moto 0 KM. Depois dos sorteios, no encerramento do evento, mais música para deleite da moçada, com o Trio Xote Novo.