Tx. Freitas: Criada a “Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador”

cist 898_740x400

A saúde do Trabalhador, como política pública, é fruto de um processo de lutas e conquistas, marcado pela intensa participação do movimento social e sindical no país que resultou em sua inclusão no texto constitucional de 1988, como área de competência do SUS.

Mas a saúde do Trabalhador representa ainda uma tarefa árdua, já que pretende intervir na complexa relação entre capital e trabalho, tendo como determinante do processo saúde-doença, a relação estabelecida, no cotidiano do trabalho, entre o trabalhador e o processo produtivo… a depender, essencialmente e evidentemente, de uma série de condicionantes relacionadas ao envolvimento com outras políticas públicas além da integração com diversas outras áreas de execução dessas políticas públicas – o que a coloca na eminência de um grande desafio que é a Intersetorialidade.

(Resumo de texto do Folder de chamada do Evento de 24 e 25 de abril)

Em Teixeira de Freitas nos dias 24 e 25 de abril de 2014 “Os desafios da intersetorialidade na Saúde do Trabalhador”, num importante processo histórico, ganhou corpo na sua primeira iniciativa através do Curso de Formação para o Controle Social da RENAST – Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador que culminou com a criação da CIST – Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador; e na consequente eleição dos membros, titulares e suplentes, dessa COMISSÃO.

cist 919_740x400

Convite e convocatória da Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde e do CEREST – Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador, o Evento de 24 e 25, que aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, tinha o objetivo de criar, como foi criada, a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador.

cist 922_740x400

Com apresentação e coordenação de Polyana Martins Pereira e Rogéria Silva Lopes, facilitadoras, o evento, através de oficinas, trouxe Aulas Expositivas de Políticas Públicas, Processos Grupais, Participação Social e Direitos Humanos; trouxe tratativas no tocante à Leis e Resoluções relativas à saúde e, especificamente, à Saúde do Trabalhador; e, ainda, as Palestras: Os Três Poderes e o Ministério Público, com Abimael Sampaio; Saúde do Trabalhador, com Samyra de Carvalho – Coordenadora do CEREST; Acidente de Trabalho e Riscos Ambientais, com Fabiana Lima; Processo de Trabalho Saúde/Doença com Maíra Campos… conteúdo e elementos fundamentais e necessários para o amplo debate que ora se inicia em Teixeira de Freitas sobre a questão Saúde do Trabalhador – tema carente de muitas reflexões e decisões para guarda e conquista dos amplos direitos dos trabalhadores.

cist 896_740x400

No final do encontro ficou aprovada a criação da CIST – Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e foram eleitos seus membros, 19 titulares e 19 suplentes, sendo 50% usuários, 25% servidores e 25% gestores. Foram eleitos e participam dessa Comissão os Dirigentes do SINDEC Leandro Gomes da Silva e Ijail Francisco Amaral, como titular e suplente respectivamente; e José Carlos Cabral de Carvalho, Presidente do Sindicato, como titular representando a UGT – União Geral dos Trabalhadores.