UGT se torna a maior central da categoria comerciária no país

filiação à ugt_740x400

Em assembleia extraordinária realizada quinta-feira, dia 13 de fevereiro, a Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo – Fecomerciários, oficializou a sua filiação à União Geral dos Trabalhadores – UGT. Juntamente com a Federação, mais de 60 sindicatos de comerciários de diversas cidades do Estado também ratificaram sua filiação a central. Com isso a UGT passa a ser a maior central da categoria comerciária, representando mais de quatro milhões de trabalhadores deste setor.

A solenidade de filiação da Fecomerciários e de seus sindicatos filiados à UGT foi considerada por todos que participaram do evento, um momento histórico no âmbito do sindicalismo. “Estamos ingressando na central que está mais próxima dos objetivos da nossa categoria. E com essa unidade vamos fortalecer ainda mais o trabalho em defesa dos comerciários, não só do estado de São Paulo, mas também de todo o Brasil”, afirmou Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários.

O presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, lembrou que a categoria dos comerciários “faz parte do ‘dna’ da UGT”. Patah enfatizou ainda, que a UGT é uma central plural e que a vinda da Fecomerciários e dos novos sindicatos fortalecerá ainda mais a luta desta categoria. “Depois da importante conquista que foi a regulamentação da nossa profissão, estamos mais fortalecidos para lutar pelo piso único nacional, contra a alta rotatividade no segmento, entre outras importantes bandeiras da categoria. Vamos mostrar que através desta unidade de ações, alcançaremos uma grande unidade de resultados”, afirmou o presidente da UGT.

Com o tema de “Consolidando a União Comerciária” o evento reuniu as mais expressivas lideranças, não apenas do setor dos comerciários, mas também de diversas categorias profissionais que integram a UGT.

* No evento, de elevada importância política, Márcio Fatel, presidente da FECOMBASE, esteve presente representando os comerciários e comerciárias do Estado da Bahia.

Compuseram a mesa da solenidade, os deputados estaduais, Davi Zaia (São Paulo), Severino Ramos (Pernambuco) e Zé Francisco ( Pará). E também os sindicalistas Marcio Fatel (Fecombase), Elisabete Madrona (UGT Paraná); Vicente Silva (Federação dos Comerciários do Paraná); Salim Reis (vice-presidente da UGT); Ronildo Torres (UGT Sergipe); Marcos de Holanda Moura (Piaui); Edson Garcia (Goiás); Walmir de Almeida Lima (Norte e Nordeste); José Rodrigues (Belo Horizonte); Maria Bernadete; Mazinho (UGT Santa Catarina); Charles Fernandes (Cruzeiro); Emília Marques; Amauri Mortagua (Tupã); Oto Mata Roma (Rio de Janeiro) e Laércio Ribeiro (vice-presidente da UGT), Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários e Ricardo Patah, presidente da UGT.

Fonte: Site da UGT Nacional

* Nota do SINDEC