Campanha Salarial – Continua o Desafio!

A negociação salarial é um dos pontos fundamentais da historicidade sindical. Ela tem de visar a garantia das conquistas alcançadas; e, sempre, buscar a ampliação das conquistas nos planos econômico e social.

Da ebulição natural das Lutas, das Conquistas, da Organização, emerge a Convenção Coletiva de Trabalho que é o resultado dessas negociações – sendo um conjunto de normas, além da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e dos dispositivos da Constituição Federal, que definem as regras na relação trabalho-capital. Em Teixeira de Freitas, no âmbito do comércio, a Convenção Coletiva firmada entre o SINDEC e o Sindicato Patronal expressa e afirma a norma especial da categoria dos/as comerciários/as da cidade.

É importante frisar que os direitos trabalhistas de um modo geral são resultados das lutas e conquistas dos trabalhadores/as no âmbito sindical. Nenhum representante de qualquer dos três poderes da chamada democracia representativa – ou de qualquer outro tipo de instituição – jamais, ‘deu’ algum direito aos trabalhadores. Todos os direitos trabalhistas foram conquistados através do suor e sangue dos/as trabalhadores/as no decorrer da história. E, precisam ser garantidos! Antes das lutas sindicais e dos movimentos operários não existia qualquer norma reguladora para a relação trabalho-capital. Era brutal e desumana, a exploração!

É fundamental a atuação de cada categoria de trabalhadores nas lutas para conquistar direitos onde quer que elas aconteçam, pois ampliam possibilidades, traz dignidade para o movimento operário e fortalece a classe trabalhadora de forma geral. Cada trabalhador/a tem de assumir um papel na história… primeiro, exigindo, no seu local de trabalho, os direitos efetivos já conquistados!