Bahia lança Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários

Em um auditório lotado com caravanas de comerciários e representantes de sindicatos de vários municípios baianos a assembleia legislativa do Estado da Bahia lançou, no último dia nove de dezembro, a Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários.

DSC03310_740x400

Teixeira de Freitas esteve presente, através da participação de José Carlos Cabral de Carvalho, presidente do SINDEC, Vanderlei Miguel dos Reis, diretor do SINDEC que, juntamente com outros companheiros e companheiras comerciários e comerciárias do Extremo Sul da Bahia, ajudaram a lotar a sessão especial da Assembleia Legislativa”.

DSC03302_740x400

O coordenador da Frente no Estado, deputado Álvaro Gomes (PCdoB/BA) dirigiu a mesa de autoridades, composta pelo deputado federal, Daniel Almeida (PCdoB/BA), tesoureiro da Frente Parlamentar em nível nacional; pelo presidente da Confederação Nacional dos trabalhadores no Comércio (CNTC), Levi Fernandes Pinto; o presidente da FECOMBASE, Márcio Luis Fatel; Maria Euridéia Mendes, coordenadora das mulheres da FECOMBASE; o Sr. Eduardo Pereira dos Santos, representante do presidente nacional da Frente Parlamentar; o deputado Estadual Sandro Reis (PR/BA) além de representantes das centrais sindicais e de outras entidades sindicais da Bahia.

DSC03307_740x400

O deputado Álvaro Gomes abriu o evento ressaltando a importância da criação da Frente Parlamentar dos Comerciários em todo o Brasil, iniciativa concretizada pelas mãos do deputado federal Roberto Santiago, presidente nacional da Frente, a maior já instituída no Congresso Nacional.

“Estava mais do que na hora desta importante categoria profissional ganhar força na esfera parlamentar e nos sentimos honrados por trazê-la para a Bahia”, disse o deputado.

Para Márcio Fatel, presidente da FECOMBASE, a Frente representa um novo espaço para que as demandas e anseios dos comerciários sejam valorizados. “Estamos em plena campanha de valorização do trabalhador comerciário e precisamos estar cada vez mais unidos para que as batalhas que travamos sejam vitoriosas”, ressaltou.

DSC03313_740x400

Para o deputado federal baiano, Daniel Almeida, eleito um dos 100 parlamentares mais influentes do país, o trabalho da Frente começa agora, com a descentralização das atividades para os estados e municípios.

“A Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários é um grande movimento que só obterá êxito se estiver integrada e ativa nos municípios, com a participação dos sindicatos e o engajamento dos vereadores, pois várias leis que afetam os comerciários são de esfera municipal e podem ser ajustadas nas bases”, alerta.

O representante do deputado Roberto Santiago ressaltou, em nome do presidente nacional, que “a Frente não está merecendo destaque somente pelo seu tamanho, mas também pela qualidade de seus integrantes e pelo empenho da CNTC”, entidade maior da representatividade dos trabalhadores no Comércio e Serviços que apoia ativamente a Frente e sua expansão, por meio de suas 27 federações e mais de 800 sindicatos em todo o Brasil.

Levi Fernandes Pinto, presidente da CNTC, lembrou que a pauta é extensa, mas que o comerciário está acostumado a lutar. “O trabalhador brasileiro é um guerreiro por natureza, e nós, comerciários, somos a maior categoria profissional deste país e, portanto, somos o maior exército de trabalhadores e guerreiros do Brasil”, enfatizou.

DSC03337_740x400

Fonte: Site da CNTC/www.frentecomerciarios.org.br