SINDEC e Supermercado G. Barbosa Firmam Acordo na Justiça do Trabalho

Em março de 2010, numa ação sindical, a diretoria do SINDEC protocolou junto à gerência do então Supermercado Bretas um ofício anexando mais de trinta requerimentos de solicitação de vale transporte dos seus funcionários. O Bretas recusava sempre, mesmo por requerimento, as solicitações feitas diretamente pelos trabalhadores. Mas, com a intervenção e ação do SINDEC, a empresa protocolou os requerimentos prometendo analisar a situação para o fornecimento do vale transporte. Ficou na promessa, a empresa enrolou e não dispôs    a atender os trabalhadores na sua crucial necessidade.

O caso foi parar na Justiça do Trabalho. O SINDEC, na qualidade de Substituto Processual entrou com uma ação contra a empresa, com base nos preceitos da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho e da CCT – Convenção Coletiva de Trabalho (referente o direito ao vale transporte) conquistando, diante das circunstâncias, um acordo vitorioso para os/as trabalhadores/as.

A empresa (hoje, denominada G Barbosa) pagará (pagamento que está sendo efetuado) a cada trabalhador/a que requereu o vale transporte na época e não recebeu, uma indenização compensatória em dinheiro (proporcional ao tempo de permanência na empresa) mesmo para os/as trabalhadores/as já demitidos/as. Por outro lado, a empresa se comprometeu, num prazo de 60 dias conforme o Acordo Judicial, a proceder o levantamento para fornecer o vale transporte a todos seus trabalhadores  e trabalhadoras que o solicitaram e continuam na empresa; bem como o levantamento dos já demitidos para o pagamento da indenização compensatória.