Fórum Sindical dos Trabalhadores entrega reivindicações

 

JAN0368-e1379338720955_740x400

 

O Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST) e representantes de 18 confederações nacionais, entre elas, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), entregaram ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), na última quinta-feira, 12/09, uma pauta com várias reivindicações em defesa da CLT e dos direitos trabalhistas.

O coordenador nacional do FST, Lourenço Ferreira do Prado, apresentou os itens que constam na pauta e também pediu agilidade na definição de temas como a reforma política, reforma do sistema financeiro e votação de vetos presidenciais, como o Fator Previdenciário e o artigo 5°- que trata da regulamentação da profissão de comerciário, além de um novo pacto federativo.

“Nós estamos fazendo um fórum para resolver o pacto federativo. Um dos principais problemas é o indexador das dívidas públicas. Essas dívidas são antigas e precisam ser resolvidas. Muitos estados fazem novos empréstimos, com liminares do Supremo Tribunal Federal, mesmo sem ter capacidade de endividamento. É uma política fiscal sem freio. Isso precisa mudar”, afirmou o presidente do Senado.

Sobre os vetos, Renan disse que há um entendimento dos líderes partidários para colocar em votação, no prazo de 30 dias, os novos vetos presidenciais. “Vetos recentes trancam a pauta e serão apreciados em 30 dias. Os vetos que ficaram para trás não serão colocados em votação. Esse é o entendimento firmado pelos líderes do Senado e da Câmara. Para serem analisadas essas matérias terão que ser transformadas em novas propostas legislativas e passar novamente pelo Congresso”, explicou.

Na avaliação do representante da CNTC, Diretor-Secretário Lourival Figueiredo Melo, “o presidente fez um brilhante pronunciamento, destacando a importância do trabalho na construção da riqueza nacional e da cidadania e o papel estratégico e humano da classe trabalhadora, deixando clara sua posição em favor das entidades confederativas e sua relevância na discussão das relações de trabalho”.

Ao lado do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), o presidente Renan Calheiros também defendeu o fortalecimento das confederações de trabalhadores e disse que vai dar agilidade às demandas trazidas pelos representantes das entidades de classe.

Fonte: Assessoria CNTC,  com informações da Agência Senado.

Tel.: 73 3291.2849
Rua Mauá, 54 - Teixeira de Freitas - Bahia
sindectf@uol.com.br