Dirigentes da CNTC reúnem-se com Secretário Geral da UNI

Levi Fernandes, Luiz Carlos Motta e Philip J. Jennings

A necessidade de organizar globalmente as questões que envolvem os trabalhadores do comércio, em razão do crescimento do setor em todo o mundo, foi o tema central da reunião realizada, no dia 6 de junho, entre o Presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, os Diretores Lourival Figueiredo Melo e Luiz Carlos Motta com o Secretário-Geral da UNI da Suíça, Philip J. Jennings, e Alke Boessiger, presidente da UNI Comércio. O encontro ocorreu na sede da UNI Global na cidade de Nyon.

O Secretário-Geral da UNI, Philip J. Jennings, abriu o encontro falando sobre a importância da aliança global entre os trabalhadores. “A UNI precisa do trabalho de todos para que a organização possa crescer mais e obter maiores resultados para todos. O Walmart é um exemplo. A rede tem muitas lojas em todo o mundo, mas é contra os Sindicatos. Eles dialogam com os Sindicatos porque são pressionados, senão nem falavam. Por isso a aliança global é muito importante para preparar estratégias de negociação com a rede de hipermercados”, disse Jennings. E acrescentou: “A UNI tem que agir rápido para mostrar o seu poder”.

Em sua mensagem aos sindicalistas comerciários, Jennings afirmou: “Temos que organizar todos os trabalhadores do mundo. A UNI América é muito dinâmica e tem boa relação com o Brasil e com vários países. Temos mais de 900 Sindicatos Filiados à UNI Global, com boa estrutura na Américas, Europa e África”.

O Presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, manifestou interesse de filiar a CNTC à UNI, mas disse que a entidade global precisa ouvir mais os brasileiros. “A filiação tem o objetivo de fortalecer o movimento sindical mundial”, afirma.

Em breve conversa Levi Fernandes convidou Philip J. Jennings (Secretário-Geral da UNI) para uma visita à CNTC, que mostrou disposição para a reunião com o objetivo de discutir a filiação e outros assuntos de interesse dos trabalhadores brasileiros.

Fonte: CNTC – Fotos: Verena Raymundo