1º de Maio – Grande Manifestação dos Trabalhadores em Teixeira de Freitas

UGT –Bahia e SINDEC de Teixeira de Freitas organiza 1º de maio com outras entidades no Extremo Sul da Bahia

A comemoração do dia 1º de maio de 2013, em Teixeira de Freitas, foi organizada pela UGT – União Geral dos Trabalhadores, pelo SINDEC – Sindicato dos Empregados no Comércio de Teixeira de Freitas, pelas centrais CUT, Força Sindical e CTB; e por outros Sindicatos num total de quinze entidades.

DSCN0244_740x530

Mais uma vez os trabalhadores do comércio atenderam a convocação do SINDEC e da UGT, comparecendo em grande número no Ato Público realizado culminando com uma manifestação histórica, comum e significativa para toda a classe trabalhadora. O evento teve inicio às 17:00 horas, com apresentação do grupo de samba Cadencia Carioca, com uma hora de apresentação, que fez a alegria da galera, trabalhadores e trabalhadoras, que, nesse momento, já começava a lotar a praça.

FOTOSID- 12_740x555

O Presidente do SINDEC representando Trabalhadores e Trabalhadoras do comércio, José Carlos Cabral de Carvalho, no uso da palavra parabenizou todas as mães presentes no evento em face da proximidade do Dia das Mães. Na sua fala, denunciou a falta de respeito por parte de empresários do comércio que exigem o labor de jornada acima das oito horas diárias sem pagar as horas extras devidas; denunciou a prática dos assédios moral e sexual e conclamou os comerciários e comerciárias a formular as denúncias no Sindicato, no Ministério do Trabalho e no Ministério Público do Trabalho – e formular ações na Justiça do Trabalho quando necessário; lembrou que no ano de 2012 o Sindicato ingressou com mais de 60 Ações de Cumprimento contra empresas que desrespeitaram os direitos conquistados pelos trabalhadores e pelo SINDEC através da Convenção Coletiva de Trabalho; lembrou da importância histórica do Dia 1º de Maio e dos motivos do reconhecimento de uma data que conclama à reflexão – em face da realidade vivida pelos trabalhadores e trabalhadoras na atual conjuntura. José Carlos falou, ainda, da importância da regulamentação do exercício da profissão dos comerciários que agora, efetivamente, é uma Categoria Profissional, afirmando uma aspiração dos trabalhadores e trabalhadoras comerciários/as de todo o país – ocorrida em 14 novembro de 2012, numa votação histórica da Câmara dos Deputados e sancionada em 14 de março de 2013 pela Presidenta Dilma Rousseff – em que a FECOMBASE – Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado da Bahia e a UGT – União Geral dos Trabalhadores tiveram relevante papel.

O Secretário Geral do SINDEC Ijail Francisco Amaral, representando a UGT-Bahia, discursou fazendo uma rememoração histórica do 1º de Maio em Teixeira de Freitas desde 1982, os momentos difíceis, as conquistas dos trabalhadores e das trabalhadoras e da necessidade contínua da organização da classe trabalhadora para o enfrentamento dos desafios que são muitos; exaltou a presença em massa dos trabalhadores e trabalhadoras na praça como valorização da proposta de um chamado para reflexão… e da responsabilidade de todos no processo das lutas, das conquistas e da organização em que os sindicatos, como antenas, têm de ser os instrumentos de captação dos anseios dos trabalhadores, de incorporação e de transformação desses anseios em conquistas para todas as categorias no processo da causa na perspectiva de que os trabalhadores, por sua vez, exijam o cumprimento dos direitos conquistados nos locais de trabalho no processo do efeito – para afirmação dos direitos conquistados e, principalmente, para afirmação da classe trabalhadora enquanto ente político.

Samyra Gracielle Helena Carvalho, representante do CEREST – Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, falou à multidão sobre a funcionalidade e os benefícios que os trabalhadores e trabalhadoras tem com as ações do órgão, que é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) que tem como objetivo atender as questões de saúde do trabalhador, com assistência multiprofissional especializada aos trabalhadores acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida dos mesmos. A assistência multiprofissional do CEREST se dá por meio de triagem, avaliação, consulta, solicitação de exames, orientação e encaminhamento com análise e investigação do caso, estudo do ambiente de trabalho e estabelecimento ou não do nexo causal pela equipe – além de realizar ações de promoção, proteção e recuperação dos trabalhadores. Durante a realização do ato público o CEREST promoveu atendimento aos presentes, a exemplo da medição de pressão e orientação sobre a prevenção e saúde do trabalhador.