SINDEC participa do 1º Encontro de Lideranças Sindicais dos Comerciários da Bahia

Márcio Fatel, Presidente da FECOMBASE fala, ladeado por Magno Lavine, Presidente da UGT-Bahia, Levi Fernandes, Presidente  da CNTC, Lourival Figueiredo de Melo, Secretário da CNTC e a Dra. Zilmara Alencar, Consultora Jurídica e Sindical

Márcio Fatel, Presidente da FECOMBASE fala, ladeado por Magno Lavigne, Presidente da UGT-Bahia, Levi Fernandes, Presidenteda CNTC, Lourival Figueiredo de Melo, Secretário da CNTC e a Dra. Zilmara Alencar, Consultora Jurídica e Sindical

 

O 1o Encontro de Lideranças Sindicais dos Comerciários da Bahia, organizado pela Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços da Bahia – FECOMBASE, reuniu em Salvador mais de 40 lideres sindicais de todo o Estado. O evento aconteceu no dia 27 de abril, no Hotel Vila Velha, na capital baiana. Na pauta foram debatidos temas a cerca da comunicação, sindicalização, arrecadação sindical, prestação de contas, militância e mobilização, registro sindical, campanha salarial, processo eleitoral e regulamentação dos comerciários, contando com lideres sindicais de outros estados e profissionais especialistas nesta área.

 

José Carlos Cabral de Carvalho, Presidente do SINDEC, no 1º Encontro de Lideranças Sindicais dos Comerciários da Bahia

José Carlos Cabral de Carvalho, Presidente do SINDEC, no 1º Encontro de Lideranças Sindicais dos Comerciários da Bahia

 

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Teixeira de Freitas – SINDEC, foi representado pelo diretor José Carlos, que participou ativamente de todas as palestras, usando todo o espaço permitido para esclarecimento de dúvidas, explanação de opiniões e sugestões. “Precisamos absorver o máximo destes encontros, aproveitar os especialistas e tirar dúvidas para chegarmos no sindicato com o conhecimento reforçado e com a ideia de que representou a categoria”, afirma José Carlos.

 

O presidente da CNTC, Levi Fernandes e o Primeiro Secretário, Lourival Figueiredo Melo, representaram a entidade confederativa pronunciando-se oficialmente para os sindicalistas baianos sobre a regulamentação dos comerciários. “A regulamentação foi um grande passo, mas ainda não é o ideal, esse é um marco inicial para conseguirmos realmente nossos objetivos através de instrumentos legais. Agradecemos o apoio da Bahia, da FECOMBASE, representada pelo companheiro Marcio Fatel, assim como todos os estados que participaram dessa vitória. Temos um grande leque de questões que prejudicam os comerciários e vamos todos juntos buscar os melhores meios pra isso, pois a CNTC somos todos nós”, opina o presidente Levi.

 

Na oportunidade, os diretores da CNTC também falaram sobre as diretrizes da nova diretoria, foi feito também um balanço de ações deste último ano e recomendações aos sindicatos sobre as estratégias de ação a partir de agora. “Queremos aproximação com todos os sindicatos, federações, entidades sindicais, e também o governo, independente de bandeira ou partido. Quando o assunto maior for o bem estar do comerciário, a CNTC estará presente para contribuir”, completa o 1o Secretário, Lourival Figueiredo Melo.

 

“O Papel das Entidades no Processo de Campanha Salarial, Sindicalização, Militância e Mobilização”, foi o tema abordado pelo secretário Geral do Sindicato dos Comerciário de São Paulo, Edson Ramos. O Economista da FECOMARCIÁRIO/SP, José Elpidio, ministrou a palestra “Atuação dos Sindicatos na Arrecadação e Formas de Receitas”. Já a doutora Zilmara Alencar, Consultora Jurídica e Sindical, falou sobre o procedimento para registro sindical no MTE. Para fechar o Encontro o Jornalista Assessor de Imprensa da FECOMBASE, Leonardo Parente, falou sobre a importância da comunicação e das mídias sociais no sindicalismo e o Assessor Jurídico, Crecêncio Santana Filho, abordou o tema “O Processo Eleitoral e a Prestação de Contas no âmbito dos Sindicatos”.

 

Fonte: Imprensa FECOMBASE

Tel.: 73 3291.2849
Rua Mauá, 54 - Teixeira de Freitas - Bahia
sindectf@uol.com.br