Torneio Confraternização dos Comerciários Posse da Diretoria

O Sindicato dos Comerciários de Teixeira de Freitas – SINDEC abriu a sua sede social para uma série de eventos dia 15 de novembro, começando com a comemoração do Dia do Comerciário – data transcorrida em 30 de outubro. Na ocasião ocorreu a posse à diretoria eleita para o próximo mandato, com a presença de autoridades local e estadual. O dia começou com um quadrangular de futebol entre as equipes do Supermercado Faé, Supermercados Casagrande, CDC Acabamentos e uma equipe Mista composta por comerciários de diversas lojas. Sagrou-se campeã a equipe da CDC Acabamentos que recebeu o troféu das mãos de Márcio Fatel, presidente da Federação dos Comerciários da Bahia. A equipe mista organizada ficou em segundo lugar e recebeu o troféu das mãos do Secretario Geral da UGT-Bahia, Joselino Maltez.

Marcio Fatel, presidente da FECOMBASE, entrega o troféu a equipe da CDC que ficou em 1º lugar no quadrangular no Clube do SINDEC, na Confraternização dos Comerciários e posse da Diretoria.

Joselino Maltez, fazendo entrega do troféu ao 2ª colocado do quadrangular na confraternização dos Comerciários e posse da Diretoria

Recepção das Autoridades e Cerimônia de Posse

A cerimônia de posse teve inicio às 10:00 horas do dia 15 de novembro 2012, com a presença da Comissão Eleitoral coordenada por Dr. Jose Antonio Barbosa, que, após a leitura da ata, declarou empossada a nova diretoria. Alem dos trabalhadores do comércio de Teixeira de Freitas, que compareceram para prestigiarem o ato, fez presente também o presidente do SEC de Alcobaça, Alberto Carlos (Betão), o presidente da FECOMBASE, Marcio Fatel, o Secretario Geral da UGT/Bahia, Joselino Maltez de Aquino e o Vice-Prefeito eleito de Teixeira de Freitas Gilberto Souza Santos representando o Prefeito João Bosco.

Alberto Carlos, Presidente do Sec. Alcobaça; Joselino, Secretário da UGT; Alenildo, Presidente do SINDEC; Marcio Fatel, Presidente da FECOMBASE; Gilberto, Vice-Prefeito; e Dr. José Antonio, Assessor Jurídico do SINDEC.

A eleição da Diretoria do SINDEC – Sindicato dos Empregados no Comercio de Teixeira de Freitas, ocorreu em 28 de setembro de 2012, apenas uma chapa se inscreveu para o pleito. Durante o processo eleitoral o Sindicato teve o apoio irrestrito da FECOMBASE, UGT/BAHIA e UGT/NACIONAL. A chapa foi composta: presidente, Jose Carlos Cabral de Carvalho; Secretario Geral, Ijail Francisco Amaral; Secretario de Finanças, Alenildo José dos Santos; Secretario de Assuntos Jurídicos, Umberto Cardoso Magnavita; e Secretario de Formação Sindical, Gilvane dos Santos Dias. Suplentes da Diretoria: Maria José Mauricio, Gerson Brasil Monteiro e Leandro Gomes da Silva. Conselho Fiscal: Wilson Cântaro Rodrigues, Luciano Barbosa e Vanderlei M. dos Reis. Suplentes do Conselho Fiscal, Erli Soares, Nelson Almeida e Adailto de Jesus.

Presidente eleito José Carlos Cabral de Carvalho, em seu discurso de posse

No discurso de posse o presidente eleito José Carlos Cabral de Carvalho, falou das pretensões da nova diretoria: melhorar a atuação na base, onde os diretores visitarão mais assiduamente as empresas para ouvirem os trabalhadores; Os diretores do SINDEC discutirão com os representantes das empresas os problemas com o objetivo de equaciona-los, caso contrario os levará ao conhecimento dos órgãos competentes; Acompanhar de perto o trabalho dos Cipeiros procurando dar suporte nas dificuldades por eles encontradas; Procurar dar cumprimento aos direitos conquistados na Convenção Coletiva de Trabalho, através do diálogo com os empregadores, com o Sindicato Patronal ou em mediação com o Ministério do Trabalho ou através das ações na Justiça do Trabalho; Continuar as pesquisas para celebração de outros convênios, com o objetivo de melhorar a condição de vida dos comerciários; Buscar a participação mais efetiva dos comerciários na promoção de eventos culturais no Clube do Sindicato; Buscar junto aos órgãos do governo a destinação de cursos de capacitação profissional para a categoria; Continuar colocando à disposição dos trabalhadores Assessoria Jurídica para melhorar orientação; Dialogar com as empresas para observação de cumprimento da legislação quanto às normas de saúde do trabalhador e a consequente implantação do PPRA e PCMSO; Cobrar dos órgãos públicos melhorias no atendimento dos serviços públicos aos trabalhadores e trabalhadoras; Orientar os trabalhadores no combate aos assédios moral e sexual. E, através dos mecanismos já existentes de comunicação do SINDEC: O panfleto periódico De Olho no Patrão, O Informativo dos Comerciários, o E-mail:sindectf@uol.com.br e do site WWW.sindectf.org.br, buscar melhorar o contato, a relação, com os trabalhadores na continuação dessa trajetória de Luta e de Construções, pois são muitas as demandas… além da necessidade de observação constante, de continuidade de uma vigilância dioturna, sobre outros aspectos que afetam diretamente o trabalhador no local de trabalho como as condições inadequadas dos sanitários das empresas, a falta de água potável de qualidade para o consumo, a questão do assento para os vendedores para o descanso necessário, os desvios de função, o controle da jornada de trabalho, as condições de insalubridade, o adicional noturno, as condições inadequadas de acesso aos depósitos, a questão do transporte, os atestados recusados pelas empresas, as horas extras não pagas e, ampliar, em colaboração com o Ministério do Trabalho e outros sindicatos, uma luta já existente junto ao INSS para que o órgão respeite os trabalhadores e trabalhadoras nos momentos cruciais de necessidade nos casos de encostamento ou aposentadoria. Na trajetória das Lutas, das Conquistas e da Organização somos SINDEC, uma entidade cujo combustível mantenedor é serenidade e construção.