Eleição Geral no SINDEC Ocorrida em 28 de Setembro

No dia 28 de setembro p. passado ocorreu a eleição geral no SINDEC para escolha da nova diretoria. O Edital de Convocação foi expedido em 06 de setembro, publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia, no site www.sindectf.org.br (site oficial do SINDEC) e afixado na sede do sindicato. Apenas uma chapa se inscreveu para o pleito junto à Comissão Coordenadora do Processo Eleitoral, sendo denominada Chapa Única, com a seguinte composição de Diretoria: José Carlos Cabral de Carvalho, Ijail Francisco Amaral, Alenildo José dos Santos, Umberto Cardoso Magnavita, Gilvane dos Santos Dias, Maria José Maurício, Gerson Brasil Monteiro, Leandro Gomes da Silva, Wilson Cântaro Rodrigues, Luciano Barbosa Silva, Vanderlei Miguel dos Reis, Erli Soares de Souza, Nelson Almeida dos Santos e Adailto de Jesus Souza. Quatro urnas funcionaram no dia da eleição, sendo uma fixa na sede administrativa do Sindicato e três outras itinerantes que percorreram os locais de trabalho para coleta dos votos dos/as associados/as. A votação ocorreu com normalidade. As centenas de associados/as votantes elegeram a chapa única com uma aprovação de mais de noventa e três por cento (93%) do eleitorado.

A PLATAFORMA DE AÇÕES DA CHAPA ELEITA

1. Melhorar a atuação na base, onde os diretores visitarão mais assiduamente as empresas para ouvirem os/as trabalhadores/as; 2. Os diretores do SINDEC discutirão com os representantes das empresas os problemas, com o objetivo de equacioná-los, caso contrário levará ao conhecimento dos órgãos competentes; 3. Acompanhar de perto o trabalho dos/as cipeiros/as, procurando dar suporte nas dificuldades por eles/as encontradas; 4. Procurar dar cumprimento aos direitos conquistados na Convenção Coletiva de Trabalho, através do diálogo com os empregadores, com o Sindicato Patronal ou em mediação com o Ministério do Trabalho; 5. Continuar as pesquisas para celebração de outros convênios, com o objetivo de melhorar a condição de vida dos/as comerciários/as; 6. Buscar a participação mais efetiva dos/as comerciários/as na promoção de eventos culturais no Clube SINDEC; 7. Buscar junto aos órgãos do governo a destinação de cursos de capacitação profissional para a categoria; 8. Continuar colocando à disposição dos/as trabalhadores/as Assessoria Jurídica para melhor orientação; 9. Dialogar com as empresas para observação do cumprimento da legislação quanto às normas de saúde do/a trabalhador/a e a consequente implantação do PPRA e PCMSO; 10. Cobrar dos órgãos públicos melhorias no atendimento dos serviços públicos aos trabalhadores e trabalhadoras; 12. Orientar os/as trabalhadores/as no combate aos assédios moral e sexual. E, através dos mecanismos já existentes de comunicação do SINDEC: O panfleto periódico De Olho no Patrão, O Informativo dos Comerciários, o E-mail: sindectf@uol.com.br e do site www.sindectf.org.br. E, acima de tudo, melhorar o contato, a relação, com os trabalhadores na continuação dessa trajetória de Luta pela Garantia dos Direitos Trabalhistas, pois são muitas as demandas… além da necessidade de observação constante, de continuidade de uma vigilância diuturna, sobre outros aspectos que afetam diretamente o/a trabalhador/a no local de trabalho como as condições inadequadas dos sanitários das empresas, a falta de água potável, a questão do assento para os/as vendedores/as para o descanso necessário, os desvios de função, o controle da jornada de trabalho, as condições de insalubridade, o adicional noturno, as condições de acesso aos depósitos, a questão do transporte, os atestados recusados pelas empresas, as horas extras não pagas, ampliar (em colaboração com o Ministérios do Trabalho e outros sindicatos) uma luta já existente junto ao INSS para que o órgão respeite os trabalhadores e trabalhadoras no momentos cruciais de necessidade nos casos de encostamento ou aposentadoria. Na trajetória das Lutas, das Conquistas e da Organização somos SINDEC, uma entidade cujo combustível mantenedor é ‘seriedade e construção’ e, com esse espírito, assinamos o presente documento: José Carlos Cabral de Carvalho, Ijail Francisco Amaral, Alenildo José dos Santos, Umberto Cardoso Magnavita, Gilvane dos Santos Dias, Maria José Maurício, Gerson Brasil Monteiro, Leandro Gomes da Silva, Wilson Cântaro Rodrigues, Luciano Barbosa Silva, Vanderlei Miguel dos Reis, Erli Soares de Souza, Nelson Almeida dos Santos e Adailto de Jesus Souza.