Senado reconhece a profissão de Comerciário

14/12/2011

A categoria dos comerciários deu um grande passo rumo à regulamentação da profissão no Brasil. A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal aprovou, por unanimidade, o texto, do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), como alternativa do projeto de lei PLS 115/07, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS).

Apesar de ser uma vitória parcial, os comerciários podem comemorar a importante decisão, contudo a luta será intensificada. A UGT, os sindicatos, federações e confederação desenvolveram um importante papel no sentido de avançar nas políticas que garantem a melhoria nos direitos da categoria. A partir de agora as ações se voltam para a tramitação do projeto na Câmara dos Deputados.

“Um ato histórico que estava sendo esperado por muito tempo, que é a regulamentação da profissão dos comerciários. Talvez não do jeito que a gente queria, mesmo porque cada região tem suas características de consumo, mas já conseguimos dar um grande passo, que é a regulamentação legal da categoria!”, comemora Márcio Fatel, secretário nacional dos Comerciários da UGT e presidente da Federação dos Comerciários da Bahia (Fecombase).

Por ser a categoria, a pioneira na conquista da redução da jornada de trabalho, Fatel anuncia que a luta continua e espera a conquista de mais metas, como as questões que não puderam ser contempladas no projeto: como o piso unificado, a questão dos domingos e feriados, a data-base unificada.

Fonte: Site da CNTC