Mulheres da UGT a um Passo Pelo Reconhecimento do Trabalho Doméstico

21/05/2012

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), através da Secretaria da Mulher, participou do Seminário Nacional “Convenção 189 da OIT: em defesa dos direitos e proteção das trabalhadoras e trabalhadores domésticos”. O evento ocorreu de 14 a 16 de maio, em Brasília.

Com objetivo de compreender o significado e a importância da ratificação da Convenção nº 189 pelo Brasil, bem como pensar as ações necessárias para conseguir essa ratificação, a Confederação Sindical Internacional (CSI), em conjunto com as centrais sindicais UGT, Força Sindical, e CUT, a Federação Nacional das Trabalhadoras Domesticas (Fenatrad) e a Fundação Friedrich Ebert (FES) promoveram este encontro. Além da secretária de Mulheres da UGT Nacional, Cássia Bufelli, estiveram representando a UGT várias dirigentes de diversos sindicatos de todo o Brasil.

A deputada federal e relatora da PEC 478/2010, Benedita da Silva esteve presente. Para a parlamentar, o debate deve ser amplo para servir de referência aos empregadores e não fazer com que a PEC e a 189 virem “letra morta”. Por fim, Benedita lembrou de sua responsabilidade no trato da proposta, principalmente como ex-trabalhadora doméstica, e citou o orgulho que cada uma ali presente deveria ter ao falar da profissão que exercem. “Eu sou uma excelente profissional na área doméstica e não podemos esquecer que somos excelências de um trabalho honroso.”