SINDEC – Campeonato de Futebol Social 2012

Carta

Grande abertura do Segundo Campeonato de Futebol Social dos Comerciários

[nggallery id=12]

(Campeonato de Futebol Social Ricardo Patah, uma iniciativa do SINDEC – Sindicato dos Empregados no Comércio de Teixeira de Freitas – abertura, 08 de abril de 2012)

A solenidade de abertura do Campeonato de Futebol Social dos Comerciários de Teixeira de Freitas, que tem o nome de Ricardo Patah, Presidente Nacional do UGT – União Geral dos Trabalhadores, aconteceu n dia 08 de abril, domingo, às 8:30 horas. Diversas equipes presentes, com seus atletas uniformizados, se posicionaram na quadra para a execução dos hinos, dos comerciários, do município e nacional, como parte da programação – além do hasteamento das bandeiras do município, do estado e do país com Amadeu Ferreira, representando a imprensa local, Ijail Amaral, o SINDEC e Magno Lavigne presidente da UGT-BA, representando o presidente nacional do UGT Ricardo Patah.

Na continuidade, os dirigentes sindicais, a imprensa e a Associação dos árbitros foram convidados para o palanque, Higino José Filho – do Polo Sindical dos Trabalhadores Rurais do Sul da Bahia e diretor da UGT, Marcelo Lavigne – diretor do SINTRACAP do Estado da Bahia, Luiz Bonfim – da Associação dos árbitros de Teixeira de Freias, Ijail Amaral – do Sindicato dos Comerciários e Teixeira de  Freitas, Magno Lavigne – da União Geral dos Trabalhadores, Leandro Gomes da Silva – da Comissão Organizadora do Campeonato, Amadeu Ferreira – imprensa local, José Carlos – FECOMBASE… que parabenizaram os atletas, as pessoas presentes, o SINDEC pela iniciativa; que abordaram as lutas e conquistas, falando da necessidade de participação da atividade sindical e louvaram a importância do evento para integração dos trabalhadores na questão social.

Depois da solenidade de abertura foi a vez da bola rolar, tendo início a primeira rodada do campeonato de acordo com a tabela de jogos: Insinuantes 4 x 7 Supermercado Faé, Dismak 8 x 2 Rondelli Center, CDC 8 x 2 Bena Som e CMA Eletricol 3 x 4 AB Informática.

[nggallery id=8]

Tabela de Classificação

Grupos A, B, C e D – encerrada a 1ª fase no dia 06 de maio

Resultados e avaliação geral, após rodada final desses grupos

Grupo a

Insinuante

– 10

Supermercado Faé

– 2

Teramar Schin

+ 12

Observação.:

1. Insinuante, eliminada – 2 jogos, 2 derrotas.

2. Supermercado Faé, classificada – 2 jogos, 1 vitória e 1 derrota – 2º lugar.

3. Terramar Schin, classificada – 2 jogos, 2 vitórias –  1º lugar do grupo.

Grupo B

Dismak

+ 11

Rondelli Center

– 12

Casa Gol

+ 1

Observação.:

1. Dismak,  classificada – 2 jogos, 2 vitórias – 1ª lugar do grupo.

2. Rondelli Center, eliminada – 2 jogo, 2 derrotas.

3. Casa Gol, classificada – 2 jogo2, 1 vitória e 1 derrota-  2ª lugar.

Grupo C

CDC

+ 4

Bena Som

– 9

Itamadil

+ 5

Observação.:

1. CDC,  classificada – 2 jogo2, 1 vitória e 1 derrota – 2ª lugar.

2. Bena Som, eliminada – 2 jogos, 2 derrotas.

3. Itamadil, classificada – 2 jogos, 2 vitórias –  1ª lugar do grupo.

Grupo D

CMA Eletricol

+ 8

AB Informática

+ 9

Padaria Pão Gostoso

– 17

Observação.:

1. CMA Eletricol,  classificada – 2 jogos, 1 vitória e 1 derrota – 2º lugar.

2. AB Informática, classificada – 2 jogos, 2 vitórias – 1ª lugar do grupo.

3. Padaria Pão Gosto, eliinada – 2 jogos, 2 derrota.

Grupos E, F, G e H – encerrada a 1ª fase dia 13 de maio

Resultados e avaliação geral, após a rodada final desses  grupos

Grupo E

Cristal Veículos

– 16

Ideal Madeiras

+ 6

Atacadão Conquista

+ 10

Observação.:

1. Cristal Veículos, eliminada – 2 jogos, 2 derrotas.

2. Ideal Madeiras, classificada – 2 jogos, 1 vitória e 1 derrota – 2º lugar.

3. Atacadão Conquista, classificada – 2 jogos, 2 vitórias –  1º lugar.

Grupo F

Varejão das Baterias

W+1

+ 16

Água Viva

– 2

Supermercado Rondelli

– 14

Observação.:

1. Varejão das Baterias, classificada – 2 jogos, 1 vitória e 1 por W – 1º lugar.

2. Água Viva, eliminada – 2 jogos, 2 derrotas (uma por WO).

3. Supermercado Rondelli, classificada – 2 jogos, 1 vitória e 1 derrota – 2º lugar.

Grupo G

Mundo das Utilidades

+ 13

Supermercado JK

– 4

Moto Sul Honda

– 9

Observação.:

1. Mundo das Utilidades, classificada – 2 jogos, 2 vitórias – 1º lugar.

2. Supermercado JK, classificada – 2 jogos, 1 vitória e 1 derrota – 2º lugar..

3. Moto Sul Honda, eliminada – 2 jogo, 2 derrota.

Grupo H

Farmácia do Povo

– 4

Bretas

+ 11

Valmir Mat de Construção

– 7

Observação.:

1. Farmácia do Povo, classificada – 2 jogos, 1 vitória e 1 derrota – 2º lugar.

2. Bretas, classificada – 2 jogos, 2 vitórias – 1º lugar.

3. Valmir Construção, eliminada – 2 jogos, 2 derrotas.

Oitavas de final, encerrada em 27 de maio – Resultados

Grupo I – Terramar Schin 2 X 6  Casa Gol (classificada), jogo realizado em 20 de maio

Grupo J – Dismak (classificada) 5 X 2  Supermercado Faé, jogo realizado em 20 de maio

Grupo K – Itamadil (classificada) 5 X 4 CMA Eletricol, jogo realizado em 20 de maio

Grupo L – AB Informática (classificada) 5 X 4 CDC Acab, jogo realizado em 20 de maio

Grupo M – Atac Conquista (classificada) 12 X 0  Superm Rondelli, jogado em 27 de maio

Grupo N – Varejão das Baterias 3 X 9 Ideal Madeiras (classificada, jogado em 27 de maio

Grupo O – M Utilidades (classificada) 2 X 1 Farmácia do Povo, jogado em 27 de maio

Grupo P – Superm Bretas (classificada) 4 X 4 Superm JK, jogo realizado em 27 de maio

Observações:

1. Classificadas para as Quartas de final, as equipes da Casa Gol, Dismak, Itamadil, AB Informática, Atacadão Conquista, Ideal Madeiras, Mundo das Utilidades e Supermercado Bretas.
  2. Dentre as 8 equipes classificadas prevaleceu a disposição, condição técnica e voluntariedade, pois 6 foram primeiras colocadas dos seus grupos respectivos na fase de grupos.
  3. Nenhuma equipe dos grupos A e F conseguiram passar das oitavas de final.
  4. A equipe do Supermercado Bretas, apesar do empate em 4 gols com a equipe do Supermercado JK nas oitavas Fe final, classificou-se com base no Regulamento do Campeonato – por ter sido a 1ª colocada do seu grupo.

Quartas de final, encerrada em 03 de junho – Resultados

[nggallery id=10]

Grupo Q – Casa Gol 3 X 7  Dismak (classificada), jogo realizado em 03 de junho

Grupo R – Itamadil (classificada) 3 X 2  AB Informática, jogo realizado em 03 de junho

Grupo S – At Conquista 1 X 8 Ideal Madeiras (Classificada), jogo realizado em 03 de junho

Grupo T – Mundo Utilidades 2 X 2 Supermercado Bretas, jogo realizado em 03 de junho

Obs.: O jogo do Grupo T ficou empatado no tempo normal em 2 a 2. Na disputa

de penalidades, o Supermercado Bretas bateu o Mundo das Utilidades por 4 a 3.

Observações:

1. Classificadas para a Semifinal final, as equipes da Dismak, Itamadil, Ideal Madeiras e Supermercado Bretas.
  2. Dentre as 4 equipes classificadas prevaleceu, como sempre, a disposição, condição técnica e voluntariedade e nessa reta final, acima de tudo, a garra.
  3. 3 dessas equipes foram primeiras colocadas dos seus grupos respectivos na fase de grupos. Só a equipe da Ideal Madeira foi segundo colocada do seu grupo, mas a partir das oitavas de final vem demonstrando muita competência.
  4. Nenhuma equipe dos grupos A, E, F e G conseguiram passar das quartas de final.

Semifinal, encerrada em 10 de junho – Resultados

[nggallery id=11]

Grupo U – Dismak (classificada) 6 x 4 Itamadil, jogo realizado em 10 de junho.

Grupo V – Ideal Madeiras (classif) 6 X 2 Superm Bretas, jogo realizado em 10 de junho.

Observações:

1. As 4 equipes que disputaram a semifinal demonstraram muito equilíbrio e disposição no decorrer das partidas
  2. Classificaram-se para a Final, as equipes da Dismak e Ideal Madeiras, que farão, sem sombra de dúvida, um grande jogo. As duas equipes tiveram um bom desempenho na reta eliminatória, a partir das oitavas de final. O detalhe é que a equipe da Ideal Madeiras foi a segunda colocada na fase de grupos, mas, com muito equilíbrio e disposição, chega à final. Não existe favoritismo para esse jogo, as duas equipes vão para o confronto com a mesma disposição.
  3. Disputarão o terceiro lugar, as equipes da Itamadil e Supermercado Bretas. Essas equipes não chegaram à final por detalhes, pois tiveram um bom desempenho até às quartas de final. Também nessa disputa não existe favoritismo, qualquer das 2 equipes pode conquistar o terceiro lugar.

Lutas, Conquistas e Organização – Também no Esporte e Lazer

As lutas, a conquista e a organização, referências do SINDEC, não se atêm apenas as buscas econômicas no âmbito dos salários e melhores condições de trabalho. Elas vão além… o Clube SINDEC, como ponto fundamental de interação e integração dos comerciários de Teixeira de Freitas – nos planos do lazer e do esporte, uma luta, também, necessária! – vem sendo instrumento chave no processo servindo como projetor de confraternizações contínuas para alegria dos comerciários. Nessa projeção, os campeonatos de futebol social organizados pelo SINDEC tem tido importante papel de destaque – sendo que a crítica esportiva já o tem como objeto fundamental do calendário esportivo da cidade e o tem colocado como ‘campeonato modelo’ em termos de organização, projeção e participação.

O Segundo Campeonato de Futebol Social do SINDEC, edição 2012, denominado ‘Campeonato de Futebol Social Ricardo Patah’, chegou à sua reta final como a afirmação de mais uma conquista de cunho social dos trabalhadores no comércio de Teixeira de Freitas – cumprindo o seu sublime objetivo de irmanar os comerciários da cidade através dessas atividades tão fundamentais e importantes que são o esporte e o lazer.

O Campeonato de Futebol Social Ricardo Patah é a continuação do 1º Campeonato Social do SINDEC, ocorrido em 2011 – aprimorado na sua organização, estrutura e essência. É uma iniciativa do SINDEC – Sindicato dos Empregados no Comércio de Teixeira de Freitas, na pessoa deAlenildo José dos Santos, Presidente; com apoio integral da FECOMBASE – Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado da Bahia, na pessoa de Márcio Luiz Fatel, Presidente; da CNTC – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, na pessoa de Levi Fernandes Pinto, Presidente; e da UGT – União Geral dos Trabalhadores, nas pessoas de Magno Lavigne – Presidente Estadual e Ricardo Patah,Presidente Nacional.

24 equipes iniciaram o campeonato. Trabalhadores dos diversos setores do comércio da cidade (setores de: açougues, armarinhos, papelarias, distribuidoras de bebidas, concessionária de automóveis, lojas de material de construção e materiais elétricos, padarias e supermercados) se irmanaram durante todo o transcurso do campeonato, numa disputa respeitosa e sadia – que teve um grande fecho de uma final que foi emocionante entre as equipes da Dismak e Ideal Madeiras.

Saudações Sindicais

Alenildo José dos Santos – Presidente

Comissão Organizadora:

Leandro Gomes da Silva, José Carlos Carvalho e Ijail Amaral

Encerramento do Campeonato

[nggallery id=9]

O Campeonato de Futebol Social 2012 do SINDEC continuou sendo, para muitos, a exemplo do Campeonato de 2011, a fórmula da conquista, da organização e do sucesso. Realizado no período de 08 de abril a 17 de junho de 2012, a competição teve uma melhoria sensível, por conta da experiência, nos aspectos da organização, regulamento e disciplina em que o quadro de Árbitros da Associação de Árbitros de Teixeira de Freitas cumpriu plenamente o seu papel – além de uma grande evolução nos aspectos técnico e tático das equipes e dos atletas.

O grande encerramento ocorreu no dia 17 de junho, com a participação massiva de inúmeras pessoas, torcedores e torcedoras, colegas de trabalho, esposas e familiares dos atletas que abrilhantaram o dia e usufruíram das delícias do espaço do Clube SINDEC… na piscina, no pátio florestal, nas cabanas, no salão coberto ouvindo o samba, que rolou ao vivo…  além das presenças: do Diretor Sindical Gilvane dos Santos  Dias; da Comissão Organizadora, Leandro Gomes da Silva, José Carlos Carvalho e Ijail Amaral; do Presidente do SINDEC, Alenildo José dos Santos; do Dr. José Antônio Barbosa, Assessor Jurídico do SINDEC; do Presidente da FECOMBASE, Márcio Fatel; e do Presidente do SEC de Alcobaça, Alberto Carlos da Cruz. Às 9:00 horas, precedendo a disputa do terceiro lugar, foi executado o Hino da cidade de Teixeira de Freitas. Estava em jogo nesse dia o título de campeão da competição entre as equipes da Dismak e Ideal Madeiras; além da disputa pela 3º colocação, entre as equipes daItamadil e Supermercado Bretas.

Com comentários analíticos, ao vivo, de Amadeu Ferreira, grande nome da crônica esportiva falada e escrita da região, a bola rolou, a partir das 9:20 horas para decidir o 3º lugar. Saiu vencedora a equipe da Itamadil que conquistou o placar de 4 a 1 e assegurou a terceira colocação – levando o troféu e o prêmio de R$ 1.000,00.

Na sequência, depois da execução do Hino Nacional, foi, como era de se esperar, eletrizante a partida entre as equipes da Dismak Ideal Madeiras, que decidia o campeonato. A equipe da Ideal Madeiras saiu vencedora, conquistando o placar de 7 a 2 e sagrando-se campeã – levando o troféu e a premiação de R$ 2.500,00; a equipe da Dismak, segunda colocada, assegurou o troféu e uma premiação de R$ 1.500,00.

Indistintamente, estão de parabéns todas as equipes que fizeram esse grande campeonato. Um campeonato valorizado pelo desempenho dos atletas, pelo respeito mútuo das equipes no decorrer da competição, pela lealdade no aspecto disciplinar e, principalmente, pela alegria externada nos domingos pela manhã nos espaços do Clube SINDEC. A equipe campeã teve o melhor goleiro Adalberto Ribeiro dos Santos que recebeu um troféu pelo desempenho… e, também, o artilheiro da competição  Erionaldo Cirqueira Barbosa, com 14 gols – agraciado com o troféu de artilheiro. No aspecto da artilharia, para o bem do futebol, foi um verdadeiro festival de gols. Outros grandes goleadores foram Jardiel Oliveira Souza, da Equipe do Varejão das Baterias, com 12 gols; Diego Castro Mafra, da Equipe da Ideal Madeiras, com 11 gols; e Renaldo do Carmo Fernandes, da Equipe da Ideal Madeiras, com 10 gols.